PIRKEI AVOT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
“Os membros do Grande Conselho Rabínico (que viveram na época do Segundo Templo Sagrado de Jerusalém) disseram três coisas: ‘Sejam cautelosos no julgamento, formem muitos discípulos e façam uma cerca de proteção para a Torá’. (1:1)”
Uma das grandes questões no campo da educação sempre foi: as escolas devem ou não ter uma política de admissão irrestrita?
As academias dos rabinos Hilel e Shamai discordaram sobre esta questão. Shamai deliberou que apenas os alunos intelectual e moralmente competentes deveriam ser admitidos em sua academia. Já Hilel determinou que sua academia estaria aberta a todos os estudantes. A política da Torá se alinha com o parecer de Hilel.
Ao invés de julgar um estudante a partir de seu desempenho atual, Hilel olhava para o extraordinário potencial dentro de cada ser humano. Ele argumentava que, quanto mais estudantes recebessem educação, maior o número de excepcionais sábios que se desenvolveriam. Em outras palavras, a exclusão dos alunos “mais fracos” acabaria diminuindo a quantidade de indivíduos brilhantes que surgiria no futuro.
Porém, isto parece contraditório: como a inclusão de alunos mais fracos produziria um aumento na excelência do grupo?
Certa ocasião, quando Hilel veio para dar sua aula, ele perguntou se todos os alunos estavam presentes. “Sim”, veio a resposta. Mas alguém observou, “Todos menos o mais fraco dos alunos”.
Hilel respondeu: “Por favor, tragam-no, pois ele se tornará o líder da geração!” Então trouxeram Rabi Yohanan ben Zakai - que no futuro realmente tornou-se o líder do Povo de Israel.
Proporcionar educação a todos os alunos não é uma questão de se ter piedade apesar do risco. Ao reconhecer o potencial de cada ser humano e recebê-lo em nossas escolas, estamos ativamente construindo líderes excepcionais para o futuro de nosso povo.
Uma ótima Semana a Todos!
Baseado no comentário do Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót