À LUZ DO MUSSÁR
Com a aproximação de Pessach traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.
Lemos na Hagadá de Pessach: “A cada geração, toda pessoa deve imaginar-se como se tivesse sido libertada do Egito.” Como podemos cumprir este princípio, uma vez que nós mesmos nunca fomos escravos no Egito?
A geração que o Todo-Poderoso libertou do Egito foi a geração mais baixa da história do Povo de Israel. No plano material, eram escravos desprezíveis; espiritualmente, haviam descido ao nível mais baixo de Tumá – contaminação espiritual. De fato, muitos estavam mergulhados na idolatria. Não obstante, D'us, em Sua grande misericórdia, ergueu-os “sobre asas de águias”. Eles se tornaram a mais elevada geração que já viveu, e somente eles são chamados de ‘dor deá’ – ‘a geração da sabedoria’.
Lição: Se o Todo-Poderoso elevou a mais baixa das gerações às mais elevadas altitudes espirituais, uma vez que não somos nem escravos nem idólatras certamente Ele nos elevará também.
Aplicação: Na noite do Seder, lembremo-nos de todos os milagres que D'us realizou para o Povo de Israel quando os tirou do Egito. Esta reflexão irá energizar as nossas almas com renovada convicção e confiança de que podemos crescer e desenvolver todo o nosso potencial.
Baseado no livro Kol Menachem de autoria do Rebe de Kaliv, Rabino Menachem Mendel Taub (Israel)
Shabat Shalom a todos!