À LUZ DO MUSSÁR
A décima praga, o fim de todos os primogênitos egípcios, quebrou a vontade dosegípcios de manter os israelitas como escravos. O Faraó imediatamente oslibertou da escravidão e os enviou para a liberdade. Poderíamos pensar que otermo “o fim de todos os primogênitos egípcios” seria a maneira mais precisapara revelar e descrever esta ocorrência notável e momentosa. No entanto, a Torárefere-se a este evento cataclísmico comoPessach.Pessaché o nome do festival quecomemora o êxodo milagroso dos judeus do Egito, bem como okorban Pessach(a oferenda dePessach).
Pessachliteralmentesignifica “pulou”. Ou seja, o Todo-Poderoso interveio pelo povo judeu que estavaescravizado no Egito e fez com que a décima praga ‘saltasse’ as suas casas. Porque a Torá enfatiza e destaca o aspecto do ‘salto’ desta praga mais do que oaspecto do ‘fim de todos os primogênitos egípcios’?
O fim dosprimogênitos foi causado por uma força celestial chamadamashchit.Omashchittem a autorização de matar tudo em seu caminho, sem fazerqualquer distinção entre o justo e o ímpio. Se não fosse a intervenção doTodo-Poderoso, todos os primogênitos judeus estariam também vulneráveis aomashchit.
Apenas D'ustem o poder de rescindir e anular o poder mortal de ummashchit.Portanto, a maior revelação da onipotência do Senhor durante o períododestas dez pragas fenomenais foi demonstrado ao separar o Povo de Israel esalvá-los da destruição aleatória domashchit.
É por issoque nos referimos a este evento comoPessach.Assim como o Criadorprotegeu os nossos antepassados domashchit,também Ele tem o poder de salvar-nos das forças mais terríveis da destruição,perigos inevitáveis, problemas insuperáveis ejulgamentosterríveis.
Que oTodo-Poderoso intervenha e inicie uma era de paz, saúde e harmonia atodos!
Baseadono livroDaat TorádoRabinoYerucham HaleviLevovitz-(conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,1874-1936)
PessachCasher Vesameach a todos!