PIRKEI AVOT -
ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
Nossos Sábios nos contam que a geração que recebeu a Torá no Monte Sinai há 3.326 anos atingiu o mais alto nível de santidade. Já a espiritualidade de cada sucessiva geração diminui um pouco por estarem se distanciando da grande luz que foi revelada no Monte Sinai. Será, então, que por esta razão nossos atos espirituais são inferiores aos das gerações passadas?
A resposta é: sim, mas não por causa de uma deficiência intrínseca nossa – mas porque somos atormentados por muitos impedimentos espirituais. É isto o que o Rabino Ben Hê Hê veio nos ensinar: “Conforme o esforço aplicado será a recompensa”. Sim, há uma diferença enorme entre nossos sagrados Patriarcas e nós, mas, mesmo assim, o Todo-Poderoso, em Sua enorme compaixão, não nos julga de acordo com as nossas realizações, mas de acordo com os nossos esforços, o contexto de nossas vidas, as dificuldades que ocorrem ao nosso arredor e que interferem com nosso desejo de seguir nos caminhos da Torá. Portanto, uma pessoa que viveu nas últimas gerações, bem como nós – que temos muito menos conhecimento que os nossos Sábios de séculos atrás – temos as mesmas oportunidades que nossos antepassados de conseguir elevados níveis espirituais.
A revelação Divina que ocorrerá durante a era messiânica superará e ultrapassará a do Monte Sinai, elevando novamente toda a nação com pureza e santidade. Que possamos nos encorajar com as mitsvót que praticamos, sabendo que o Criador as valoriza como se estivessem sendo cumpridas pelos maiores dos nossos Sábios!
Shabat Shalom a todos!
Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806) sobre o Pirkei Avót