Translate

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

eMussar - Honrando as Crianças


Caros leitores(as),
        
                  Semana passadafoi o dia do Yortsait (aniversário de falecimento) do rabino Israel Salanter (Lituânia, 1810-1883), o fundador do movimento Mussár (voltado para o crescimento moral, pessoal e ético das pessoas).
          
No espírito do dia, pedimos a cada leitor(a) do eMussar, por gentileza, para que nos enviem os nomes e e-mail de amigos ou familiares que recomendariam para receber o eMussar. O Rabino Israel considerava a propagação do estudo de Mussár como o maior mérito e bênção! Por favor, enviem-nos os nomes de seus familiares e amigos que também se beneficiarão e desfrutarão de nossos emails semanais. Nosso email: emussar@terra.com.br.
          
Que possamos continuar a desfrutar dos ensinamentos de Rav Israel e caminhar juntos com a sua luz, e que o Todo-Poderoso os abençoe com sucesso em todos os seus empreendimentos materiais e espirituais. Minhas mais carinhosas bênçãos,

Rabino Zvi Miller
         
PIRKEI AVOT
           
“Rabi Elazar ben Shamua disse: ‘Que a honra de seu aluno lhe seja tão preciosa quanto a sua própria. A honra de seu colega deve ser como o temor por seu mestre de Torá. E o temor por seu mestre deve ser como o temor aos Céus’. (4:15)”
        Relações interpessoais bem-sucedidas são uma chave muito importante para uma vida feliz. Às vezes nós nos comportamos bem e em outras, agimos com vacilo. Será que existe uma solução clara que desvende os segredos de um bom relacionamento?
Rabi Elazar ben Shamua nos presenteou com uma luz sobre o mistério dos relacionamentos, oferecendo-nos uma fórmula sábia. Ele organiza os relacionamentos em três categorias e nos dá orientações para cada uma delas.
Em primeiro lugar, ele ensina: “Que seja a honra de seu aluno tão preciosa quanto a sua própria”. É da natureza humana uma pessoa ser menos respeitosa com os que são mais jovens ou menos sábios que ela. Em resposta a esta tendência, Rabi Elazar nos recomenda que consideremos a seguinte ideia: assim como nossa honra é “muito preciosa” para nós e não desejamos jamais ser humilhados ou desrespeitados – assim, também, a honra de “nossos alunos” deve ser tão preciosa para nós como a nossa própria.
Por conseguinte, devemos ter cuidado para não desrespeitar nem menosprezar os que são mais jovens ou menos sábios que nós. Uma das razões do porquê isto é tão importante é que eles nos ensinam muito! Por exemplo, as questões que uma criança ou estudante fazem ajudam seu pai ou professor a cristalizar conceitos e respostas em suas próprias mentes.
Se os tratamos de forma desrespeitosa, seus sentimentos serão magoados e se sentirão desencorajados em avançar em seus estudos e desenvolvimento pessoal.
Que possamos tratar aqueles que são mais jovens ou menos sábios que nós com respeito e dignidade. Por sua vez, eles irão florescer como uma videira frutífera e nós cresceremos em sabedoria e bondade.

[Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806) sobre o Pirkei Avót]
 HOJE: Honre as crianças com a mesma honra que você merece.

Arquivo do blog