Translate

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

eMussar - Transformando Fraquezas em Vantagens



 NUTRINDO NOSSAS ALMAS
        
         O Todo-Poderoso escolheu Moshe para ir ao Egito e resgatar o Povo de Israel da escravidão. No entanto, ao receber as instruções para a missão, Moshe (Moisés) demonstrou muita resistência. Por exemplo, ele disse a D'us: “Mas eles não vão acreditar em mim” e “Eu não sou um homem de palavras”.
        Devido a um incidente ocorrido quando bebê, Moshe tinha um problema na fala. Por este motivo ele se sentia profundamente envergonhado e receoso de dialogar com o Faraó, o poderoso imperador do Egito. Ele pediu, então, que D'us escolhesse outro mensageiro para representá-Lo.
        Considerando a vergonha que sentia em relação a falar, certamente podemos compreender suas reservas. Se assim foi, por que o Todo-Poderoso escolheu Moshe como Seu porta-voz, quando falar claramente não era o seu forte?
        Moisés e seu irmão Aaron vieram perante o Faraó, com Aaron transmitindo ao Faraó as mensagens que o Todo-Poderoso transmitiu a Moshe. Moshe não falou uma palavra. Seu silêncio foi tão difícil para ele próprio suportar como seus problemas na fala. Ele não podia deixar de se perguntar: “Por que D'us me escolheu? Eu sou um representante totalmente ineficaz. O Faraó deve pensar que sou um tolo, pois não dirigi uma palavra a ele”.
        No entanto, exatamente o oposto ocorreu. Sem que Moshe soubesse, seu silêncio foi um golpe devastador para o ego do Faraó. Ao invés de encarar o silêncio de Moshe como uma fraqueza, o imperador egípcio entendeu-o como um poderoso ataque psicológico. Ele pensou que Moshe se recusara a falar com ele porque estava abaixo da dignidade de Moshe falar com uma pessoa tão impura e perversa.
        Uma lição inestimável emerge deste episódio. Mesmo a nossa maior fraqueza pode ser transformada em uma força poderosa e eficaz! Com ajuda Divina podemos converter nossas fraquezas em pontos fortes e ter sucesso em todos os nossos empreendimentos.
  
[Baseado no livro “Emek Hadavar”, de autoria do Rabino Naftali Tzvi Yehuda Berlin (Lituânia, 1817-1893), conhecido como Netsiv de Volozin]

HOJE: Pensemos em alguma maneira de converter um possível ponto fraco numa força poderosa - e mãos à obra!


Arquivo do blog