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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

eMussar - O Segredo da Tranquilidade Financeira

          NUTRINDO NOSSAS ALMAS  
        Lá nofundo de nossos corações, quando damostsedaká(dinheiro à caridade) -como nos sentimos em relação ao destinatário? É concebível que, dependendo dascircunstâncias, às vezes o doador possa se sentir um pouco incomodado ao abrirmão de seu dinheiro. No entanto, a Torá (Devarim 15:10) nos exorta: “Vocêscertamente devem dar-lhe, e que seus corações não se sintam mal quando derem aele, pois em retorno, o Todo-Poderoso, seu D'us, os abençoará em todos os seusatos e em todos os seus esforços”.
Amensagem deste versículo é que o doador não deve se sentir incomodado, pois D'usirá abençoá-lo por sua benevolência.
Surgeaqui uma interessante pergunta: por que a Torá inverte os papéis? É o homemcarente - desprovido de fundos e sofrendo problemas financeiros - que precisa deuma bênção. Por que, então, D'us oferece uma bênção ao homem rico? Não seriasuficiente, com vistas a aliviar o incômodo do doador, se Ele simplesmente oparabenizasse por estar realizando um ato magnânimo de justiça com o carente? Alógica diria: que o Todo-Poderoso abençoe o sujeito carente, permita ao doadormanter sua riqueza e provenha a ambos com todas suas necessidades!
Aresposta a esta questão é que a Torá está nos revelando uma verdade oculta: oato de bondade não está sendo realizado pelo doador, mas sim pelo receptor! Comopode ser isso? O que o carente está dando ao doador?
Oraciocínio que a Torá vem nos ensinar é o seguinte: quando o doador é abençoadoao dartsedaká- a fonte de sua bênção é o homem pobre. Se não fossepelo receptor, nenhuma bênção viria ao benfeitor. O indivíduo pobre é a origem ea causa de D'us enviar Suas bênçãos ao homem rico.
Ao nosproporcionar ocasiões de realizar atos de bondade, D'us está nos dando aoportunidade de encontrarmos favor aos Seus olhos. Portanto, quando damos de nósaos outros, não devemos imaginar que os estamos ajudando. Pelo contrário: todasas bênçãos que o Todo-Poderoso quer jorrar sobre o benfeitor emanam dobeneficiário. Como diz o Midrash: Mais do que o homem rico ajuda o pobre - opobre ajuda o homem rico!
[Baseadono livroOhr Rashaz,doRabinoSimcha Zissel Ziv (Lituânia,1824-1898),conhecido comoAlter de Kelm]

HOJE: Ao darmos caridade, imaginemos o destinatário nos abençoando. 

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