Rabi Akiva disse: "Amar ao próximo como a si mesmo" é o principal princípio da Torá. Este ideal implica que deve haver uma equivalência entre o amor que temos pelos outros e o amor que temos por nós mesmos. Ou seja: assim como queremos o melhor para nós mesmos, devemos querer o melhor para os outros, também.
Como cumprir este princípio? Por exemplo: devemos auxiliar e prover os amigos com tudo o que está em nossa capacidade, sem reter qualquer benefício que estiver ao nosso alcance. Devemos compartilhar com eles nossa sabedoria, recursos financeiros, tempo, dar-lhes honra, etc.
Nosso Patriarca Avraham (Abraão) era um mestre nesse assunto. Porém, se alguém nos sugerisse que deveríamos esperar do lado de fora de nossas casas para convidar visitas para uma refeição - como Avraham o fez - diríamos: "Eu não estou nesse nível". Mas a verdade é que ao aceitarmos plenamente o sistema de valores da Torá, iremos perceber que não deve haver barreiras ou preconceitos em nossos corações.
Conduzirmo-nos nos caminhos de Avraham é o verdadeiro e maior prazer, e aí descobriremos o nosso verdadeiro Eu. Esta busca por oportunidades de fazer boas ações e atos de benevolência nos trará uma alegria verdadeira e duradoura!
Tenham todos uma boa semana!
Baseado no livro Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz (Lituânia e Polônia, 1874-1936)