Translate

quinta-feira, 11 de junho de 2015

eMussar - Se eu não for por mim, quem será ?


         
  Pirkei Avót -


Ética de Nossos Antepassados

          
            
       
"Hilel costumava dizer: 'Se eu não sou por mim, quem será? (1:14)"

       
Quando Yehoshua (Josué) enviou dois espiões a Jericó, uma mulher chamada Rahav escondeu-os, protegeu-os e os ajudou a escapar. Todas as nações ouviram sobre os milagres e vitórias do Povo de Israel, mas apenas Rahav teve a sensibilidade de incorporar a causa do seu sucesso: o Todo-Poderoso estava lutando por eles.
O impacto dessa noção tocou-a no fundo de seu coração. Sua capacidade de perceber a verdade levou à sua conversão e seu posterior casamento - com não menos que Yehoshua, o líder da nação judaica - o segundo em comando após Moshe. Além disso, oito profetas, bem como Hulda, a profetisa, descenderam dela. Que característica Rahav possuía que lhe permitiu enxergar o que outros não enxergaram?
        É da natureza humana colocarmos as nossas vidas nas mãos de alguém que tem grande conhecimento. Por exemplo, nós instintivamente confiamos em nosso médico e seguimos o seu conselho, porque ele sabe mais sobre medicina e saúde do que nós. Da mesma forma, quando ouviu falar sobre a abertura do Mar Vermelho e as conquistas milagrosas do Povo de Israel, Rahav raciocinou: já que Ele é o Mestre de todos, não devo colocar-me completamente em Suas mãos?
        Aprendemos daqui que não importa o quão afastado se está de D'us - mesmo se estave imersa durante 40 anos em promiscuidade - a pessoa sempre pode elevar-se das profundezas. Só é preciso ação, como nossos Sábios disseram: "Se eu não for por mim, quem será?" A inspiração mais poderosa é a que vem de dentro da própria pessoa. Esse é o poder que pode elevá-la das profundezas às alturas espirituais!

 

Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898)
 
 

Arquivo do blog