Translate

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Como Tomar Uma Decisão Sábia

Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael  e Ester Sandra bat Avraham Z"L

e-Mussar

Sabedoria para o Crescimento Pessoal

 

 

 

À  LUZ  DO  MUSSÁR

      

        

    

      

"Quando não há estratégias, um povo cai; mas em muitos conselheiros há a salvação" (Mishlei 11:14)

 

Existem três métodos básicos de tomada de decisão, mas apenas um é seguro. Por exemplo: em algumas empresas, o presidente sozinho dita as ordens, sem consultar os diretores. Na maioria dos casos isso não dá muito certo, porque o intelecto humano está propenso a erros. O segundo sistema exige que todos os funcionários tomem uma decisão em grupo. Este formato é ineficiente porque resultará em grande confusão e discussões. O processo preferido é que os diversos diretores sugiram seus próprios planos, todos esses planos são submetidos ao presidente, ele revisa todas as ideias e as forja em uma estratégia unificada para a empresa. Desta maneira a corporação irá operar no nível mais eficiente.

Ao nos aconselharmos com várias pessoas (sábias e de boa índole, logicamente), ganhamos a vantagem de enxergar a questão por diversos prismas. Podemos, então, pegar as melhores partes de cada sugestão e construir um plano estratégico sólido.

Apliquemos este sistema de consulta a várias pessoas sábias ao tomarmos uma decisão. Obtenhamos uma perspectiva mais ampla e objetiva ouvindo suas diversas opiniões. Permitamos que os valores da Torá nos guiem na formulação de nossa decisão e encontraremos o caminho certo para o sucesso!

 

 

Shabat Shalom a Todos!

 

 

 

Baseado no comentário do Gaón de Vilna (Lituânia, 1720-1797) sobre o livro "Mishlei" (Provérbios)

 

 

Para parar de receber o e-Mussar:

mande para (to): emussar@terra.com.br
        assunto (subject): PARAR

 

Arquivo do blog