Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Yaacov, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin, Lea bat Michael e Ester Sandra bat Avraham Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
"Quando não há estratégias, um povo cai; mas em muitos conselheiros há a salvação" (Mishlei 11:14)
Existem três métodos básicos de tomada de decisão, mas apenas um é seguro. Por exemplo: em algumas empresas, o presidente sozinho dita as ordens, sem consultar os diretores. Na maioria dos casos isso não dá muito certo, porque o intelecto humano está propenso a erros. O segundo sistema exige que todos os funcionários tomem uma decisão em grupo. Este formato é ineficiente porque resultará em grande confusão e discussões. O processo preferido é que os diversos diretores sugiram seus próprios planos, todos esses planos são submetidos ao presidente, ele revisa todas as ideias e as forja em uma estratégia unificada para a empresa. Desta maneira a corporação irá operar no nível mais eficiente.
Ao nos aconselharmos com várias pessoas (sábias e de boa índole, logicamente), ganhamos a vantagem de enxergar a questão por diversos prismas. Podemos, então, pegar as melhores partes de cada sugestão e construir um plano estratégico sólido.
Apliquemos este sistema de consulta a várias pessoas sábias ao tomarmos uma decisão. Obtenhamos uma perspectiva mais ampla e objetiva ouvindo suas diversas opiniões. Permitamos que os valores da Torá nos guiem na formulação de nossa decisão e encontraremos o caminho certo para o sucesso!
Shabat Shalom a Todos!
Baseado no comentário do Gaón de Vilna (Lituânia, 1720-1797) sobre o livro "Mishlei" (Provérbios)
Para parar de receber o e-Mussar: mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR