-----------------------------
OTalmud (Berachót28b) nos relata que quando oRabinoEliezer ben Hurkenos (Israel,século I E.C.) estava doente e em seus últimos dias neste mundo, seus alunosvieram visitá-lo e lhe perguntaram: "Rabino, nos ensine os caminhos da vida paraque possamos merecer, através deles, uma parte no Mundo Vindouro."
Elerespondeu: "Tenham cuidado com a honra de seus amigos."
Nossosamigos são verdadeiros e preciosos tesouros em nossas vidas. Eles nos provêm comsua companhia, compartilham nossas ocasiões felizes, nos permitem avançar noestudo de Torá e no cumprimento das mitsvót, são gentis e prestativos para nós enos oferecem conselhos sábios.
Portanto,o rabino Eliezer instruiu seus alunos a estarem conscientes e prestarem atençãoao valor inestimável da contribuição que seus amigos fazem ao seu bem estar ehonrá-los adequadamente. Ele considerava a honra de nossos amigos como sendo ofator mais importante para sermos merecedores de uma porção no MundoVindouro!
Umdetalhe importante é que a Torá oportunamente inclui as "esposas" na categoriade "amigos", conforme o versículo (Profeta Malahi 2:14): "E sua esposa é suaamiga e a mulher de sua aliança." Através da honra que um marido presta à suaesposa, ele adquire o mérito de aproximar-se da santidade e da luz doTodo-Poderoso.
Quepossamos ter um cuidado especial em honrar nossos amigos e cônjuges,demonstrando-lhes todo tipo de respeito, dignidade e estima. Como resultado,vamos garantir e melhorar as nossas amizades – e ganhar uma quota de deleiteeterno no Mundo Vindouro.
(*)Agadetas são histórias ou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud
HOJE:Honremosum amigo com um presente, um telefonema amigável ou um bilheteatencioso.
--------------------------------------------------------------------------------------------- eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation