Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

eMussar - Uma Reza Mais Tranquila e Efetiva

Agadeta(*) do Talmud

O Talmud (Berachót 32) nos ensina que quando uma pessoa reza por "um longo tempo", o Todo-Poderoso acabará por responder às suas preces. No entanto, por outro lado, o mesmo Talmud nos diz que se uma pessoa reza por um longo tempo - e acredita que o Todo-Poderoso lhe responderá por causa da sinceridade de sua oração - ela “sofrerá de stress".
A diferença entre uma oração com sucesso e outra estressante reside na atitude da pessoa que orou. Se o indivíduo está certo que sua prece foi tão sincera e que o Todo-Poderoso deve responder-lhe, a sua oração acaba tomando a forma de uma "exigência". Por exemplo, a pessoa oferece uma oração sincera por saúde e depois sente o seguinte: "Eu orei tão longamente e com tanto empenho, que o Todo-Poderoso tem que atender o meu pedido". Essa perspectiva gera estresse porque, todo o tempo que o Todo-Poderoso não atende à sua oração, a pessoa se sente decepcionada e desanimada.
A melhor maneira de orarmos é considerarmos nossas orações como um pedido ao rei. Se a oração será aceita não depende de nosso fervor, desejo ou vontade. Ao invés disto, ofereçamos nossas orações ao Criador e deixemos ao Seu critério atender os nossos pedidos. O Todo-Poderoso acabará respondendo a uma pessoa que reza desta forma, pois ela está se apoiando principalmente na misericórdia, compaixão e bondade divinas – e não sobre o mérito de sua oração.
Os Sábios da época do Talmud refletiam uma hora antes e uma hora depois de terem rezado. A hora antes era dedicada a incorporarem a característica de humildade perante D'us. Porém, qual o propósito da reflexão após a reza? O objetivo era obter a clareza de que a resposta às orações não reside na intensidade de sua oração, mas unicamente na misericórdia ilimitada do Todo-Poderoso.

[Baseado no livro Tzlach, de autoria do Rabino Yehezkel Landau (Tchecoslováquia, 1713-1793)]

(*) Agadetas são histórias ou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud
  

HOJE: Ofereçamos uma oração sincera ao Todo-Poderoso e confiemos em Sua compaixão e bondade de responder às nossas solicitações.

Arquivo do blog