Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

eMussar - Um Som Suave e Tranqüilo 21 de fevereiro de 2011

Agadeta(*)do Talmud
OTalmud (Berachót58a) relataumincidente no qual o rabino Sheshet, que era cego, saiu para ver a passagem dacomitiva real. No entanto, qual o propósito em um cego sair para ver o rei?
ORabino Sheshet sabia que há um paralelo entre o reino celestial e o reino doshumanos na Terra. Sendo assim, ele foi capaz de determinar o momento exato emque o rei passava baseado em um versículo que diz que o Todo-Poderoso éencontrado "no silêncio". Depois que alguns batalhões de soldados reaispassaram, houve um período de silêncio. Quando tudo ficou quieto, o rabinoSheshet corretamente determinou que o rei estava passando.
Oversículo que lhe ensinou este segredo era sobre uma profecia do Profeta Eliahu(Elias), descrita no livro Reis I (19:11): "Um grande e forte vento fendia osmontes e quebrava as rochas em pedaços diante do Todo-Poderoso, mas Ele nãoestava em meio ao vento; depois do vento, umterremoto, mas o Todo-Poderoso nãoestava no terremoto; depois do terremoto, um grande fogo, mas o Todo-Poderosonão estava no fogo; depois do fogo, um som suave e tranqüilo”. O Profeta Eliahuouviu o Todo-Poderoso falar em meio a este "som suave e tranqüilo".
OTodo-Poderoso é onipresente, fonte de todo o poder e a mais suprema das forças.A princípio, o Profeta Elihau incorretamente utilizou-se do atributo de poder emedo ao admoestar o Povo de Israel, pensando que estava apropriadamente copiandoo Criador.
No entanto,o Todo-Poderoso revelou ao Profeta que este método severo estava equivocado eera contraproducente. Pelo contrário, o atributo adequado para a educação é agentileza e a compreensão. Por isto o Todo-Poderoso não estava no vento nem noterremoto, mas estava em meio a um "som suave e tranqüilo".
Que sejamosinspirados pela revelação Divina ao Profeta Elias sobre a importância deensinarmos aos outros – seja lá o que for – com simpatia e gentileza. Se nosconduzirmos com amor e empatia, seremos bem sucedidos em nossos esforços parainfluenciar e educar os nossos companheiros e familiares. Seguindo a vida comgentileza, seremos agradáveis aos seres humanos e a também a D'us.
(*)Agadetas são históriasou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud
HOJE:Ensineaos outros com simpatia, gentileza e uma voz suave.
---------------------------------------------------------------------------------------------                                                                            eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
                                                      Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation
                      Yeshivá Or Torah | (11) 3824-9547 / 3668-6604 yeshiva.or.torah@hotmail.com | S. Paulo| Brasil
                                           The Salant Foundation |salantorg@gmail.com| FL | Estados Unidos

Arquivo do blog