À LUZ DO MUSSÁR
Os últimos dezessete anos da vida de Yaacov, quando ele se reuniu com seu filho Yossef no Egito, foram anos muito bons. No entanto, quando ele quis revelar aos filhos a data final da chegada de Mashiach, a Presença Divina partiu dele.
O Todo-Poderoso anteviu que o conhecimento desta data causaria com que o Povo de Israel perdesse a esperança de que a Redenção Final pudesse acontecer a qualquer momento, mesmo antes desta data. Além do mais, as pessoas tenderiam a se assimilar se pensassem que não viriam a redenção durante suas vidas.
Lição: Nossa esperança e anseio de que a chegada do Mashiach pode acontecer a qualquer momento é a própria vida de nossas almas e o segredo de sobrevivermos este longo exílio com os nossos valores espirituais intactos. Ainda mais, a própria fé numa redenção iminente é o mérito que fará com que ela aconteça!
Aplicação: Estejamos sempre otimistas, empolgados, fortes e esperançosos de que a salvação pode acontecer a qualquer momento.
Shabat Shalom a todos!
Baseado nos comentários do livro Kli Yakar, de autoria do Rabino Shlomo Efraim Luntshits (Polônia e Tchecoslováquia, 1550-1619), sobre Bereishis 47:28