À LUZ DO MUSSÁR
A Torá nos relata que Moshe (Moisés) não se sentiu qualificado para libertar o Povo de Israel que estava escravizado no Egito por causa de um problema que ele tinha na fala. E ele expressou este sentimento ao Todo-Poderoso. Moshe, todavia, não percebeu que seu nome, que significa ‘ele salvará os demais’, era um sinal de que ele já havia sido designado por D’us para ser o redentor do Povo de Israel.
Embora Moshe erroneamente questionasse a sabedoria de D’us ao escolhê-lo, o Todo-Poderoso respondeu com a compreensão e o tratou com paciência, pois o ponto fraco de Moshe obscureceu a consciência de seu próprio potencial.
Lição: Cada um de nós tem um grande potencial. Mesmo que não estejamos enxergando o nosso próprio valor intrínseco, o Todo-Poderoso tem paciência conosco até percebermos os tesouros que se encontram dentro de nossas almas.
Aplicação: Sejamos pacientes com as pessoas que ainda não estão cientes de seu grande potencial. Ajudemos, encorajemos e as inspiremos a descobrir a sua grande riqueza de forças espirituais.
Baseado nos comentários do livro Kli Yakar, de autoria do Rabino Shlomo Efraim Luntshits (Polônia e Tchecoslováquia, 1550-1619), sobre Shemot 6:2