Translate

sexta-feira, 19 de abril de 2013

eMussar - Ame a Paz e Ame as Pessoas



PIRKEI AVOT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS

                “Hilel disse: ‘Seja como os discípulos de Aharon: Ame a paz e procure a paz. Ame ascriaturas e as aproxime da Torá’. (1:12)"
Aseguinte história do Talmud (Taanit22a) ilustra as incontáveis bênçãos que uma pessoa pode receber por cumpriramitsvá(Mandamento) de ‘amar a paz e amar aspessoas’.
Certavez, o Rabino Beroka estava no mercado da localidade de Bei Lefet quando oprofeta Eliahu chegou. O rabino perguntou ao profeta: “Que pessoas neste mercadosão merecedoras de receber um lugar no Mundo Vindouro (Gan Éden)?” Oprofeta respondeu: “Ninguém aqui está destinado a receber um lugar no MundoVindouro”.
Depoisde alguns minutos dois homens chegaram ao mercado. Neste momento o profetaEliahu falou para Rav Beroka: “Estes dois estão destinados ao MundoVindouro”.
Rav Beroka foi conversar com eles eperguntou: “O que vocês fazem?” Eles responderam: “Fazemos as pessoas felizes, eanimamos e alegramos aqueles que estão deprimidos. Além disto, quando vemos duaspessoas envolvidas numa disputa ou discussão, esforçamo-nos muito para fazer aspazes entre elas”.
Ajudare aliviar as pessoas de seus problemas é uma das maiores e mais importantesmitsvót. É o cumprimento de grande princípio da Torá: ‘Ame ao próximocomo a si mesmo’. Mais ainda, isto traz uma enorme satisfação aoTodo-Poderoso!
Imagineum pai que tem um filho morando em outro país, que está passando por uma fase degrandes problemas e preocupações. O pai espera que apareça alguém que encorajeseu filho e lhe afirme que suas dificuldades logo terminarão. O Todo-Poderoso éo nosso pai nos Céus e se um de seus filhos (isto é: um de nós) está preocupadoou deprimido, Ele fica muito alegre e contente quando nós o confortamos eajudamos.
ShabatShalom a todos!

[Baseado nos comentários doChafêtsChaim,o Rabino Israel Meir Kagan (Polônia, 1839-1933) sobrePirkei Avót]

HOJE:Estenda a mão a alguém que esteja com problemas e conforte-o(a) e encoraje-o(a).
  

Arquivo do blog