Agadeta do Talmud (*)
O Midrash (YalkutShimoni Yeshaiahu59) nos ensina que a nossa redenção final irá acontecerquando ocorrer uma das duas seguintes coisas: ou a geração inteira possuiráméritos e será merecedora de sua salvação ou será inteiramente culpada emerecedora de condenação. No caso de toda a geração ser meritória, a redençãoocorrerá antes de seu tempo predestinado.
A perguntachave é: que atributo é necessário a fim de que o Todo-Poderoso nos considerecomo “uma geração meritória”?
Pelo nossoponto de vista, nós definimos os vários grupos que compõem o povo judeu emdiversos aspectos.Por exemplo: ashkenazitas e sefaraditas, religiosos enão-religiosos, ortodoxos, conservadores, reformistas, etc.
No entanto,a Torá nos revela um grande segredo. Do ponto de vista Celestial, o Povo deIsrael está dividido em duas categorias: (1) estudiosos da Torá e (2)praticantes de boas ações. O Todo-Poderoso sabe que alguns serão estudiosos eeruditos da Torá, enquanto para outros, o seu comprometimento principal seráatravés de praticar atos de bondade.
Agora queestamos cientes sobre a existência e importância destes dois grupos, temos umcaminho de como agirmos para sermos considerados uma geração “totalmentemeritória”.
Porém, poderíamos exclamar: “Esta situação é muito difícil de seconseguir. Talvez algumas pessoas não estejam desempenhando seus respectivospapéis? Sendo assim, se alguns são negligentes, como poderemos ser consideradostotalmente meritórios?”
A respostaé surpreendente.
A base parasermos considerados uma geração totalmente meritória não depende de como osoutros estão cumprindo suas tarefas. A base para sermos uma geração totalmentemeritória aos olhos dos Céus está baseada em cada grupo demonstrar respeito paracom os membros do outro grupo.
Quepossamos ter a sabedoria e paciência para respeitar a todos, tornando-nos umageração totalmente meritória e presenciarmos a rápida redenção de Israel emnossos dias!
Shabat Shalom a todos!
[Baseado nosescritos do rabino Naftali Tzvi Yehuda Berlin, conhecido como Netziv de Volozin(Lituânia, 1817-1893)]
(*)Agadetas são históriasou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud
HOJE:Incentivemos, elogiemos e agradeçamos qualquer pessoa por seu papel em ajudar oPovo de Israel.