PIRKEI AVOT - ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
“Shamaidisse: ‘Receba todas as pessoas com um semblante alegre’(1:15)”.
Estapassagem revela o segredo de se viver a vida em sua plenitude, identificando acaracterística mais importante e com efeito duradouro. E ainda mais incrível:esta virtude fundamental é relativamente fácil de se adquirir e altamente eficazde imediato. A sua implementação transformará todos os nossos relacionamentos emelhorará as nossas experiências de vida.
Qualé este conselho surpreendente? Tudo isto está embutido no PODER DE UM SORRISO,ou seja: oferecer a todos uma expressão sorridente e alegre! Um semblantesorridente transmite cordialidade, simpatia e bondade. É saudável, incentivadore contagiantemente edificante.
Poroutro lado, um semblante "não sorridente" está sujeito a interpretaçõeserrôneas. Na esfera delicada da natureza humana, é possível se entender umaexpressão não sorridente como possivelmente inamistosa ou beligerante. Aindapior, às vezes tememos que uma expressão séria ou até mesmo neutra possasignificar que há certo grau de hostilidade no ar.
Umsemblante feliz eficazmente alivia todos os medos nos relacionamentosinterpessoais. A mensagem mais clara de boa vontade e confiança é a luz do solmaravilhoso de um sorriso amigável. Além disso, podemos ampliar ainda mais aalegria que trazemos aos outros, optando por agradá-los e nunca nos entregando àraiva. Sob este prisma, nossos Sábios nos aconselharam a abandonarmos os nossospróprios desejos a fim de agradar e beneficiar os demais.
Aoseguirmos a sabedoria desta lição, seremos abençoados com muitos amigos. Elesirão retribuir, ajudando-nos e protegendo-nos do mal ao máximo de suacapacidade.
Nossosemblante é como um espelho para o mundo. Se sorrirmos e demonstrarmosbenevolência para os outros, os muitos amigos preciosos que fazemos irão sorrirpara nós, preenchendo as nossas vidas com alegria, força eluz.
ShabatShalom a todos!
[Baseado no comentário do Rabeinu Yoná (Espanha,*-1263) sobre o Pirkei Avót]
HOJE: Pratiquemos sorrir para as pessoas ao falarmos com elas.