Translate

sexta-feira, 31 de julho de 2015

eMussar - Não Esqueça o Sócio



           PARÁBOLAS DO BEN ISH HAI  (*)

        Havia dois amigos que estavam sempre debatendo suas ideias. Shimon dizia que o sucesso é proporcional ao esforço: quanto mais duro a pessoa trabalhar, mais irá conseguir. Já Reuven declarava que todo o sucesso depende exclusivamente da vontade de D'us. Não importa o quanto se tente, nada funcionará sem a bênção Dele.
        Um dia, quando os dois amigos estavam andando pela floresta, eles viram uma árvore de maçãs bem alta, com uma maçã vermelha deliciosa brilhando ao sol, no topo da árvore. Sem hesitação, Shimon começou a escalar a macieira. Ele subiu ao topo tão rápido quanto podia, abrindo caminho através de galhos emaranhados e folhas grossas. Finalmente chegou ao topo e colheu a maçã.
        Em seu caminho para baixo, ele gritou para Reuven: "Isso prova a minha convicção de que o sucesso depende do esforço. Foi a energia que eu investi que colocou a maçã na minha mão. Se tivesse ficado parado aí como você, eu nunca teria conseguido este prêmio!"

        Quando terminou de falar, aproximou a maçã da boca para dar uma mordida. De repente, a maçã escorregou de sua mão e caiu bem no colo de Reuven. Ele pegou a maçã, fez uma bênção e comeu-a com grande prazer - saboreando cada mordida.
        Entendemos com essa história que não são os nossos esforços que levam ao sucesso, mas sim a 'parceria' e a benção de D'us. Seguramente temos que nos esforçar, porém confiando com todo nosso coração que o 'sócio' principal é Ele.
        Esta é a razão pela qual muitas pessoas dizem "B'ezrat Hashem" (com a ajuda de D'us) antes de tudo que fazem.  
        Fazendo assim, teremos sucesso e seremos abençoados neste mundo, bem como no Mundo Vindouro.

Shabat Shalom a todos!



 * Ben Ish Hai é um dos livros escritos pelo Rabino Yossef Haim (Bagdá, Iraque, 1833-1909)

 

HOJE: Não nos esqueçamos de sempre pedir ajuda ao 'sócio majoritário'.






Arquivo do blog