PIRKEI AVOT
A ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
"Rabi Yehoshua ben Perachia disse: 'Adquira um amigo' (1:6)".
Há três excelentes razões da importância de se ter um amigo(a): primeiro – não necessariamente nesta ordem – bons amigos influenciam positivamente e edificam uns aos outros. A segunda vantagem é um bom conselho. Uma pessoa não deve revelar seus segredos a ninguém – a não ser a um amigo comprovado e confiável. Se ela confia neste amigo (que sinceramente se preocupa com ela) em relação a todos os assuntos de sua vida, este amigo irá lhe dar bons conselhos que iluminarão o caminho para o sucesso em todos os seus empreendimentos. Em terceiro lugar, um amigo ajuda a melhorar a qualidade de seu estudo de Torá. O Talmud (Taanit 7a) ensina esta ideia: "Aprendi muito com os meus professores, aprendi ainda mais com os meus amigos e aprendi mais de tudo com os meus alunos".
Os amigos são tão preciosos e indispensáveis que a nossa Mishná nos aconselha: "adquira um amigo", ou seja: vale à pena fazer amizade com esta pessoa mesmo dando-lhe presentes. Porém, algo muito importante: depois estabelecida a amizade, não discutamos com este nosso amigo se discordar de nós. Não existem dois seres humanos que enxergam todas as coisas da mesma maneira. Não sacrifiquemos uma amizade preciosa por causa de uma questão insignificante.
Reflitamos sobre o valor incomparável dos bons amigos e fortaleçamos nossos laços de amizade. Teremos então muito sucesso, crescimento espiritual e felicidade em todos os aspectos de nossas vidas!
Baseado no comentário do Rabeinu Yoná (Espanha, *-1263) sobre o Pirkei Avót