Devido à trágica destruição do Templo Sagrado de Jerusalém, Rabi Yehuda HaNassi nunca mais sorriu – e ainda pediu aos seus colegas para tomarem cuidado de não fazê-lo sorrir. No entanto, seu amigo Bar Kapara esforçou-se muito para fazê-lo sorrir. Certa vez ele despejou um saco de trigo sobre a própria cabeça. Coberto com trigo da cabeça aos pés e vestindo o saco vazio como um capuz, Bar Kapara postou-se em frente a Rabi Yehuda. A cômica imagem pegou Rabi Yehuda de surpresa e trouxe um sorriso aos seus lábios.
O costume de Rabi Yehuda de não mais sorrir refletia o seu sincero luto e tristeza sobre a trágica perda do Templo Sagrado de Jerusalém. No entanto, muita tristeza poderia afetar a sua saúde e o seu bem-estar. Bar Kapara então usou de um pouco de humor para 'diminuir o peso' e trazer um pouco de alívio ao seu grande amigo.
Se conhecemos alguém que é 'muito sério' ou que esteja triste, encontremos uma forma respeitosa de aliviar o seu estado de espírito. Por exemplo: compre-lhe um presente, leve-o para um almoço ou use um pouco de humor para animá-lo.
Não há maior mitzvá do que trazer felicidade e alegria aos demais!
Baseado no Talmud Nedarim 50