Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L e-Mussar
NUTRINDO AS NOSSAS ALMAS
Depois de ser salvo do Dilúvio, Noé, atipicamente, bebeu vinho e ficou embriagado, adormecendo despido. Seu filho, Ham, viu o pai sem roupas e o envergonhou.
Shem e Yafet, os outros dois filhos de Noé, quando souberam da situação, ajudaram-no com grande respeito. Cada filho pegou o canto de um cobertor e, andando para trás, cobriram o pai sem olhar para a sua nudez.
Este incidente revela a natureza ordinária de Ham. Ele caiu numa das armadilhas muito comuns da natureza humana: a de julgar e censurar os outros por suas falhas. Quando notou uma imperfeição no comportamento do pai, ele pôs de lado todas as suas inúmeras boas qualidades e classificou-o como um "bêbado desprezível".
Em contraste à reação lamentável de Ham, o caráter íntegro de Shem e Yafet os levou a agir de maneira nobre. Não só não menosprezaram o comportamento pouco elogioso do pai, mas viraram o rosto para o outro lado para evitar olhar a vergonha de Noé. Ainda mais: eles imediatamente tomaram medidas para proteger a sua 'desgraça'.
A conduta exemplar de Shem e Yafet ilumina o caminho correto e exaltado para os relacionamentos interpessoais: eles se comprometeram a SEMPRE enxergar o lado positivo dos outros, NUNCA dando ênfase aos pontos negativos.
Concentremo-nos em ver coisas boas nos demais – e em nós mesmos. Que possamos assim nos edificar e a todos aqueles com quem temos contato!
Shabat Shalom a Todos!
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR