Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
Com a chegada de Pessach traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.
Depois que os egípcios libertaram o Povo de Israel da escravidão, eles logo se arrependeram de abrir mão de seus escravos e os perseguiram. No entanto, depois das dez impressionantes pragas que haviam sofrido, por que acharam que conseguiriam recapturar a nação de Israel? Será que o Todo-Poderoso não resgataria o Seu povo?
Os egípcios erradamente assumiram que o poder do Todo-Poderoso se restringe a atos de destruição, como demonstrado pelas pragas, mas não realiza atos de salvação. Portanto, argumentaram o seguinte: "Se atacarmos o Povo de Israel, D'us não os salvará".
Por mais incorreto que este pensamento seja, ele reflete um equívoco muito comum sobre o Todo-Poderoso. Quando alguém está passando por uma situação difícil e desconfortável, existe a tendência a desesperar, a pensar que a ajuda Divina está distante. No entanto, a Torá nos revela e assegura-nos que o Todo-Poderoso está sempre por perto para nos livrar de todos os problemas.
Uma vez que estejamos conscientes do poder ilimitado de D'us e de Sua vontade de nos salvar, não há razão alguma para o desespero. Coloquemos a nossa fé Nele em todas as situações. Por sua vez, Ele irá nos resgatar e salvar de todos os nossos problemas!
Um Excelente Pessach a Todos!
Baseado no livro Maguid Mesharim, do Rabino Yossef Karo (o autor do Shulchan Aruch, o Código de Leis Judaico (Espanha e Israel, 1488-1575)
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR