Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
À LUZ DO MUSSÁR
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
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Com a chegada de Pessach traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.
Antes da última praga, a do falecimento dos filhos primogênitos de cada egípcio, o Todo-Poderoso instruiu o Povo de Israel a marcar os umbrais de suas portas com sangue.
Surge aqui uma questão intrigante: todos sabemos que D'us é onisciente. Ele não precisa de uma marca distintiva para identificar quais eram as casas judaicas. Além disso, o sangue é geralmente associado à morte. Sendo assim, (1) por que D'us exigiu que os judeus marcassem as suas casas e (2) por que o sangue foi escolhido como um sinal de que Ele pouparia as suas vidas?
A libertação do Povo Judeu necessitava de que eles confiassem plenamente no Todo-Poderoso. Para tanto, Ele proporcionou-lhes um meio de demonstrar a sua confiança Nele a fim de conceder-lhes o mérito de libertação: D'us pediu que marcassem os seus umbrais com sangue - mesmo sendo o sangue, geralmente, um sinal de 'mau presságio'. Ao confiarem no mandamento Divino – apesar da conotação negativa do sangue – isto despertou o mérito para que fossem milagrosamente salvos.
Uma das armadilhas da natureza humana é temermos sinais negativos. No entanto, ao confiarmos no Criador e seguirmos os Seus mandamentos, mesmo os sinais aparentemente mais 'negativos' se transformarão na origem e início de grandes bondades.
Demonstremos a nossa firme confiança em D'us ao interpretar tudo para o lado positivo. Como resultado, mereceremos ver inúmeros milagres e a resolução de todos os nossos problemas!
Shabat Shalom e
Um Excelente Pessach a Todos!
Baseado no livro Maguid Mesharim, do Rabino Yossef Karo (o autor do Shulchan Aruch, o Código de Leis Judaico (Espanha e Israel, 1488-1575)
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