Translate

segunda-feira, 14 de março de 2011

eMussar - Controlando o Ego

  Pirkei Avót -

Ética de Nossos Antepassados
       
“RabiLevitas, da cidade de Iavne, disse: ‘Seja extremamente humilde’(4:4).”

Erauma vez um rei sábio e poderoso. Conforme seu reino crescia, ele percebeu que opoder e o sucesso ‘estavam subindo à sua cabeça’. Sabendo que a arrogância erauma falha de caráter prejudicial e perigosa, o soberano consultou um ministroque o aconselhou a diminuir o número de tropas. No entanto, isso não o ajudoudiminuir seu ego.

Umsábio foi convocado ao palácio a fim de ajudar o rei. O monarca e o sábiopassearam pelos jardins reais para discutir o problema. Eles passaram por hortascom ervas aromáticas, pomares perfumados e belos jardins floridos. Asfragrâncias agradáveis e inspiradoras flutuavam no ar, enchendo suas narinas comprazer.

Osábio e o rei continuaram a andar até que chegaram ao deposito de lixomunicipal. O sábio parou, em estado de choque, e disse ao rei: "O que aconteceucom o doce perfume dos jardins reais?"

Orei respondeu: "O mau cheiro do lixo destrói a fragrância delicada dosjardins."

Ouvindosuas próprias palavras, o soberano sorriu para o sábio: "Obrigado. Agora vejoclaramente como a minha própria arrogância é similar ao lixo sujo - ela poluitotalmente os meus bons atos". E assim o rei foi efetivamente curado de suavaidade.

Possamosnós lembrar que a bênção Divina é a única causa de todas as nossas realizações.Por conseguinte, todas as nossas boas ações irão florescer com o doce aroma dabondade e da humildade.

[Baseadonos comentários doHida,RabinoHaim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806)sobreo Pirkei Avót]

HOJE:Lembremo-nosque o Todo-Poderoso, unicamente, é o segredo do nossosucesso.

Arquivo do blog