À Luz do Mussar
Assim como a doença espiritual chamada tzaraat se manifestava na pele da pessoa doente, ela também poderia aparecer nas paredes de sua casa, como constano versículo: ‘Colocarei a aflição detzaraatsobre sua casa(Vaikrá14:33)’. Se um chefe de família suspeitava que sua casa estivesseafetada portzaraat,ele deveria se aproximar do Cohen e falar: “Algoparecido comtzaraatapareceu em minha casa (Vaikrá14:35)”.
Mesmoque este proprietário fosse um estudioso da Torá e um especialista emdiagnosticartzaraat,elenão deveria determinar definitivamenteque sua casa estava afligida.Pelo contrário, deveria dizer, "Algo que separece comtzaraatapareceu".
ATorá está nos ensinando aqui oDerech Eretz(boas maneiras) da fala. Ao relatar algonegativo, a pessoa não deve nunca pronunciar um veredicto definitivo. Aocontrário, deve expressar sua opinião num formato de probabilidade: "Isto parecetzaraat"ou "Talvez sejatzaraat".Deixar um elemento de incertezasuaviza o impacto sobre quem está ouvindo o relato. A resposta manifestada comcompaixão lhe dá esperanças e o ajuda a absorver a notícia e adaptar-se àscircunstâncias.
Deforma similar, na medicina, um diagnóstico simples e direto pode prejudicar opaciente mais do que a própria doença. Assim, preservar a confiança do pacienteatravés de uma comunicação sensível e delicada é o elemento mais importante nacura de doenças.
Poroutro lado, ao relatar algo ou uma opinião favorável e positiva, a pessoa deveexpressar-se com otimismo e segurança total. Sua convicção e certeza irãoencorajar aqueles que estão escutando e proporcionar-lhes uma nova fonte deforça e confiança.
[Baseado no livroDaat TorádoRabinoYerucham HaleviLevovitz-(conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,1874-1936)]
HOJE:Falemostodas as nossas palavras com gentileza e simpatia.