Ética de Nossos Antepassados
“RabiMeir disse: ‘Todo aquele que estuda Torá com intenção pura merecerá muitas coisas. Não só isso, mas o mundo inteiro valeu a pena ter sido criado por sua causa. O estudo da Torá o reveste de humildade e reverência aos Céus’(6:1)”.
OTalmud(Eruvin13b) nos ensina que os dois principais legisladores dasleis da Torá foram Beit Hilele Beit Shamai. Nossos Sábios determinaram que, nos casos em que houvesse discussão entre Beit Hilel e Beit Shamai sobre alguma lei, que os rabinos seguissem adecisão de Beit Hilel.A razão pela qual os Sábios do Talmud favoreceram o parecer de Beit Hilel foi porque Hilel e seus discípulos seguiram o caminho da humildade, enquanto Shamai e seus discípulos seguiram o caminho da exatidão e rigor.
No entanto, surge uma pergunta: por que a determinação da lei deveria ser baseada no atributo de humildade? Sabemos que a verdade é adquirida por meio da acuidade intelectual e erudição. Portanto, no que diz respeito à lei, não deveríamos seguir a visão de Beit Shamai, que eram conhecidos por sua erudição emente afiada?
ATorá revela que há uma relação direta entre o raciocínio e a humildade. A magnífica virtude da humildade desperta méritos para que a pessoa perceba e entenda a verdade. Portanto, a humildade de Hilel e seus discípulos facilitou a sua compreensão da verdade. Não apenas isso, mas o mérito da humildade reforçou a sua capacidade de captar a verdade além do que conseguiramos discípulos mais intelectualmente dotados de Beit Shamai.
Que possamos seguir o caminho de Hilel e estudar a Torá com humildade. Aí teremos omérito de ter características agradáveis, bem como conhecer as grandes verdadesda sagrada Torá.
[Baseado nos comentários do Hida, Rabino Haim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806)sobreo Pirkei Avót]
HOJE: Esforcemo-nos para nos relacionarmos com todos com a característica dahumildade. Aí teremos o grande mérito de conhecer a verdade da Torá.