Ética de Nossos Antepassados
“RabiYochanan ben Zakai disse a seus alunos: ‘Saiam e vejam qual o caminho bom aoqual a pessoa deve se apegar’. Rabi Eliezer respondeu: ‘um olho bom’.(2:13)”.
Amaior de todas as virtudes é conseguir ter um “olho bom”. Ou seja, uma visãototalmente positiva dos demais - sempre ver o lado bom de cada ser humano.
Seuma pessoa invalida e desqualifica os outros, ela enfraquece o vínculo dafraternidade universal. Embora a essência de um ser humano seja boa, no entanto,ele ainda é vulnerável às influências do impulso negativo. Portanto, se umapessoa age de forma inadequada, fique tranquilo que ela lamenta sua falta dediscrição.
Alémdisso, consideremos que, se estivéssemos em seu lugar, poderíamos ter agido piordo que ela. Assim, não devemos nunca desqualificar outras pessoas,independentemente do que fizeram.
Orei Salomão disse(Provérbios22:09): “Aqueles que têm um ‘olho bom’serão abençoados”. Portanto aqueles que mantêm uma visão positiva dos demaisserão abençoados - continua e abundantemente – por todas as suas vidas. Assimcomo eles desejam o bem e se alegram com o sucesso dos outros, assim também, oTodo-Poderoso irá abençoá-los com inúmeras bênçãos, sucesso e felicidade emabundância. Na verdade, nunca lhe faltará nada, pois a “bondade Divina ocercará”.
Quantoao “olho bom”, não há meio termo. Se não virmos os outros sob uma óticapositiva, então, por força da natureza humana, iremos vê-los desfavoravelmente.Portanto, devemos agarrar-nos – exclusivamente – à característica de um “olhobom”.Ao enxergarmos os nossosirmãos de maneira positiva, os maravilhosos tesouros do Criador fluirão emnossas vidas e iluminarão a nossa alma com alegria e paz.
[Baseadono livroHar Yira, do Rabino Arye Finkel, diretor da YeshivádeMir-Brachfeld (Israel)]
Hoje:Concentremo-nos no lado bom de cada pessoa que entra em nossas vidas.