Translate

segunda-feira, 7 de março de 2011

eMussar - O Máximo em Clareza

 

        Após a conclusão do Tabernáculo e de todos os seus utensílios, a Torá declara: "E eles fizeram tudo de acordo com as instruções que o Todo-Poderoso ordenou a Moshe."
         Moshe recebeu os mandamentos em nome do Povo de Israel. Em seguida transmitiu a palavra do Criador ao povo e os instruiu a construírem o Tabernáculo. Os membros do Povo de Israel seguiram o mandamento Divino para construírem o Tabernáculo.  Além disso, o Todo-Poderoso designou Betsalel para liderar a equipe de artesãos que realmente confeccionou todas as peças e utensílios. O Todo-Poderoso concedeu a Betsalel dimensões especiais de sabedoria e santidade a fim de que tivesse o conhecimento para preparar os artigos extremamente complexos do Tabernáculo.
         Sendo assim, por que a Torá destacou Moshe como aquele que cumpriu as ordens do Todo-Poderoso? Teria sido mais exato afirmar: "Eles fizeram tudo de acordo com as instruções que D'us ordenou."
         Ainda que Betsalel tivesse um conhecimento extraordinário e preciso de como construir os utensílios do Tabernáculo, ele sempre se consultava com Moshe antes de fazer qualquer coisa.  Se ele tinha tanta sabedoria, por que precisava conferenciar primeiro com Moshe?
         Moshe recebeu os mandamentos diretamente do Todo-Poderoso. Ele, portanto, desfrutava da maior clareza possível em relação às instruções Divinas. Foi por esta razão que Betsalel sempre consultava Moshe antes de agir.
         Sob este mesmo prisma, o rei David disse: "Eu tirei o meu entendimento dos Sábios, porque observei os seus mandamentos", significando: as mitsvót (Mandamentos divinos) que cumpri me deram a sabedoria para absorver os ensinamentos precisos de nossos Sábios.
         O segredo do povo judeu é o nosso respeito aos nossos Sábios. De Moshe, que recebeu a Torá diretamente de D'us, passando por todos os Sábios sucessivos que receberam sua transmissão ao longo dos tempos – nós aceitamos e respeitamos a sabedoria das gerações anteriores.
         À medida que avançamos no estudo da Torá e em seu cumprimento, crescemos em sabedoria. Esta sabedoria nos dá a capacidade de aprendermos com os nossos grandes Sábios desta e de outras gerações, que estão mais próximos da revelação do Sinai. Desta forma, a Torá que conhecemos hoje reflete precisamente a santidade e a autenticidade da Torá que Moshe recebeu diretamente do Todo-Poderoso no Monte Sinai.

[Baseado no livro Ohr Rashaz, do Rabino Simcha Zissel Ziv (Lituânia, 1824-1898), conhecido como Alter de Kelm]

HOJE: Aconselhemo-nos com um Sábio da Torá e preenchamos nossas almas com a luz do Sinai.

Arquivo do blog