OTalmud relata (Berachót28b) que quando o Rabino Eliezer estava doente emsua doença final, seus alunos vieram visitá-lo e lhe perguntaram: “Rabino,ensine-nos os caminhos da vida para que através deles tenhamos o mérito deconseguir uma parte no Mundo Vindouro”.
Elerespondeu: “Tenham cuidado com a honra de seus amigos...”
Poderíamospensar: apenas isso? Este é o segredo para entrarmos no Mundo Vindouro? Aresposta é que os nossos amigos são os verdadeiros e preciosos tesouros denossas vidas. Eles nos proporcionam companheirismo, compartilham conosco asnossas ocasiões felizes ou o contrário, nos permitem avançar no estudo da Torá eno cumprimento das mitsvót, são gentis e prestativos conosco e nos oferecemconselhos sábios.
Portanto,o Rabino Eliezer instruiu seus alunos a estarem conscientes da contribuição devalor inestimável de seus amigos para o seu próprio bem-estar, e para honrá-losadequadamente. De fato, ele sustentava que a honra dos nossos amigos é o fatormais importante para se merecer uma porção no “MundoVindouro”!
Éimportante sabermos que a Torá inclui as ESPOSAS na categoria de AMIGOS,conforme o versículo (Malachi2:14): “E sua esposa é sua amiga e a mulherda sua aliança”. Através da honra que o marido demonstra e oferece à sua esposa,ele consegue aproximar-se da santidade e da luz doTodo-Poderoso.
Quepossamos ter um cuidado especial em honrar os nossos amigos - e cônjuges –demonstrando-lhes todo tipo de respeito, dignidade e estima. Como resultado,iremos assegurar e valorizar nossas amizades e ganhar uma porção de prazereterno no Mundo Vindouro.
HOJE:Homenageemosum amigo com um presente, um telefonema amigável, um elogio ou um bilheteatencioso.