Háuma passagem muito interessante em nossos profetas, no livroSamuel 2(17:28). O Todo-Poderoso instruiu o Profeta Samuel a nomear Eliav como rei deIsrael. Entretanto, antes que Samuel o informasse de sua nomeação, Eliavexpressou-se com raiva com seu irmão, David. Aí D'us comunicou a Samuel que araiva de Eliav o havia desqualificado da realeza.
Vejamsó! Eliav não tinha uma personalidade temperamental. Pelo contrário, essademonstração de raiva foi a primeira vez em sua vida que ele sucumbiu aonervosismo. Todavia, a Torá vem nos ensinar que a raiva é tão completamenteinaceitável que um incidente único o desqualificou de servir como rei deIsrael.
Àluz disto, o Talmud (Pessahim66b) afirma: "Quando uma pessoa fica comraiva - se é sábia, sua sabedoria irá embora, e se é um profeta, sua profecia oabandonará". Os sábios citam Moisés como o exemplo clássico de um homem sábioque ficou irritado - e momentaneamente perdeu sua sabedoria.
Esteincidente ocorreu após a guerra com o povo de Midian. Moisés expressou seudescontentamento com os comandantes porque sentiu que não tinham tomado asmedidas apropriadas. Como resultado de sua zanga, Moisés se esqueceu das leisreferentes à casherização de utensílios.
NossoMestre Moisés era o Pai de todos os Profetas. Ele era tão elevado que subiu epermaneceu nos céus por 40 dias, sem pão nem água, a fim de receber a Torá deD'us. No entanto, ele ficou zangado e momentaneamente perdeu a sua grandesabedoria!
Moisés,que era o mais sagrado judeu que jamais existiu, também estava suscetível àraiva, e ela causou com que sua sabedoria diminuísse. Assim sendo, nós, que nãopossuímos os traços de caráter refinados de Moisés, o quanto devemos tomar todasas precauções para não sermos arrastados pela raiva e nervosismo.
Poroutro lado, se nos lembrarmos de não ficar zangados, nossa sabedoria perdurará.Ao refletirmos que o Todo-Poderoso não tolera a raiva, como no caso de Eliav, eque a raiva provoca uma perda de sabedoria, como no caso de Moisés, nosmotivaremos a evitá-la em todas as circunstâncias.
Comoresultado de sermos pacientes, equilibrados e calmos encontraremos favor aosolhos de D'us e das pessoas.
HOJE:Evitemos falar com tons de raiva.
RESUMO
1.A raiva é uma conduta totalmente inaceitável.
2.Mesmo que a pessoa fique irritada uma vez, ela pode perder graças aos olhos doCriador.
3.A raiva leva a pessoa a perder a sua sabedoria.
4.Controlar a raiva é uma proteção para a sabedoria.