Ética de Nossos Antepassados
“Hilel dizia: ‘Não diga: vou revelarinformações particulares a um amigo e ninguém nunca saberá o que eu disse - poisacabará se tornando conhecido’(2:5)”.
A qualidadede nossos relacionamentos interpessoais baseia-se principalmente sobre anatureza de nossas conversas. Se falarmos agradável e positivamente, nossasvidas serão repletas de bons amigos. Por outro lado, se falarmosdesfavoravelmente com os outros, o caos se instalará.
Muitasvezes ouvimos ou sabemos algumas informações pessoais de outra pessoa que talvezela não queira que outros saibam. Durante o dia-a-dia podemos ser tentados arevelar estas informações confidenciais, mesmo que o indivíduo não nos tenhadado permissão para compartilhar este conhecimento. Nós racionalizamos pensando:"Eu posso dizê-lo porque ele nunca saberá que fui eu quem contou aosoutros".
Amishnáacima nos ensina uma regra de valor inestimável:Não diga:"Vou revelar informações confidenciais e ninguém nunca saberá o que eu disse,pois acabará se tornando conhecido".Significado: qualquer informaçãopessoal sobre os outros que divulguemos pode muito bem acabar chegando aosouvidos do sujeito em questão.
Aísofreremos um grande constrangimento e desejaremos nunca ter falado sobre nossoamigo. Pior ainda: a nossa relação com este indivíduo ficará comprometida e,possivelmente, irreparável.
Esta visãoda Torá nos fornece uma valiosa orientação para o estabelecimento derelacionamentos saudáveis??eduradouros. Que possamos ter o poder de proteger as informações confidenciais denossos amigos. Por conseguinte, nos pouparemos de muitas dificuldadesdesnecessárias. Mais ainda: preservaremos nossos relacionamentos e viveremosjuntos em paz, amizade e respeito.
HOJE:Evitemosrevelar informações confidenciais sobre outra pessoa a menos que ela nos dêpermissão.