Nossos Sábios (midrashYalkut Yehoshua14) nos ensinaram que, quandocriança, Essav atingiu uma equivalência espiritual à de Avraham, Ytschak eYaacov. No entanto, em sua juventude, ele cometeu atos impróprios e comprometeuseu status de primogênito. Conseqüentemente, seu nível de grandeza diminuiu eele“tornou-se pequeno”.
Emboraseja verdade que“ele tornou-se pequeno”à luz de seus muitoserros, seria mais correto dizer que ele tornou-se imoral ou corrupto. Porque omidrashescolheu por bem nos informar que“ele tornou-sepequeno?”
Estapassagem ilumina o caminho para chegarmos à grandeza. D'us criou o homem com umTzelem Elokim, uma“imagem Divina”. Sendo assim, nossaverdadeira essência e natureza é misericordiosa, bondosa e sagrada. Assim como oTodo-Poderoso é imutável em Sua bondade, o ser humano – à“Imagem deD'us”- é eternamente bom.
Aqueda de Essav não foi causada por seus pecados, mas sim por identificar-se comoum“pecador”. Ele“tornou-se pequeno”porque viu asi mesmo“como pequeno”depois que pecou. No entanto, a bondade daalma é permanente e imutável. Além disso, o Todo-Poderoso está sempre pronto aaceitar nosso arrependimento.
Quepossamos nos lembrar que somos inerentemente – e inalteravelmente – bons! Aí,então, avançaremos pelo caminho da grandeza, seguindo nos passos de Avraham,Ytschak e Yaacov.
HOJE:Definamo-nos não por nossos erros – mas sim por nossa essência, que éimutavelmente boa, amável e sagrada.