Ética de Nossos Antepassados
“Rabi Shimon disse: ‘Três pessoas que comeram na mesma mesa e pronunciaram palavras de Torá, é como se houvessem comido da mesa de D’us, como está escrito: “E (o anjo) disse para mim: esta é a mesa que está diante de D’us (Yehezkel 41:22)’(3:4).”
Cada um de nós tem uma alma que anseia por santidade e pureza. Sob este prisma é interessante notar que celebramos o dia sagrado do Shabat comendo três refeições festivas. Como as deliciosas refeições de Shabat aprimoram nossa busca por elevação espiritual?
A Torá nos diz: “O homem não vive somente do pão, mas de tudo que é enunciado pelo Todo-Poderoso”. Este verso esotérico nos revela que a alimentação é composta de duas partes. Uma é a parte física do próprio alimento e a outra, o aspecto espiritual ligado a este alimento.
Tudo o que existe foi criado pela palavra de D'us, como encontramos na bênção: “Bendito é Você, nosso D'us, Que traz tudo à existência por meio de Sua palavra”. Se o Todo-Poderoso retivesse sua influência de algum alimento, mesmo que por um instante, aquela comida imediatamente deixaria de existir. Portanto, a bênção Divina está ligada a cada pedaço de comida que absorvemos.
A beleza e a santidade do Shabat nos concedem uma oportunidade maravilhosa para refletirmos sobre a bondade de D'us. Regozijamo-nos sabendo que Ele nos criou e está provendo todas as delícias de nosso Shabat. Esta maior conscientização no Shabat de que o Todo-Poderoso cria nossos alimentos atrai para nossas almas o aspecto sagrado da comida. Portanto, o ato de comer no Shabat, por si só, já é um banquete espiritual.
Conversar ou ler sobre assuntos de Torá enquanto comemos também santifica nossa comida. Isto é válido tanto no Shabat como nos dias da semana. Ao fazê-lo, o aspecto espiritual do alimento é liberado e alimenta nossas almas com santidade e luz.
[Baseado no livro Ruach HaChaim, do Rabino Chaim de Volozin (Lituânia, 1749-1821)]
HOJE: Tomemos um momento para falar, ler ou meditar sobre assuntos de Torá durante nossas refeições - e saibamos que a bênção Divina está alimentando nossas almas.