Lá por seus 40 anos de idade, Essav casou-se com Machalat, a filha de Ishmael. O nome Machalat significa ‘perdão’. Nossos Sábios derivam um ensinamento maravilhoso deste versículo: no dia do casamento da pessoa, o Todo-Poderoso perdoa todos os seus pecados. Da mesma forma, quando uma pessoa “sobe para a grandeza, todos os seus pecados são perdoados”.
Classicamente, a Torá já prescreveu um processo de arrependimento a fim de corrigirmos nossos erros do passado. Portanto, surge a pergunta: Por que o casamento “automaticamente” consegue perdão para o novo casal?
Ao se casar, a pessoa cruza o limiar para novas oportunidades e opções. A consciência dessas possibilidades lhe inspira o desejo de melhorar e elevar-se. No entanto, apesar de realmente querer mudar, às vezes o peso de sua “bagagem passada” pode ser difícil de descarregar.
Vem o Todo-Poderoso e lhe demonstra Sua infinita compaixão, perdoando todos os seus erros do passado. Esta bondade maravilhosa do Criador permite que ela descarte seus erros passados, dando-lhe a liberdade para concretizar seus sentimentos e transformar-se em uma nova pessoa.
O mesmo fenômeno ocorre quando alguém sobe para a grandeza – seja espiritual, ou material. Como agora está tendo acesso a novas oportunidades, D'us perdoa seus pecados a fim de proporcionar-lhe a confiança necessária para forjar um novo caminho.
Talvez possamos aplicar o mesmo princípio para o Shabat. O Shabat é um “casamento entre D'us e o Povo de Israel”. Ao cantarmos a canção Lehá Dodi sexta-feira à noite, dizemos a seguinte estrofe: “Venha meu amado e encontre a Sua noiva; Vamos saudar a presença do Shabat”. As novas oportunidades de santidade, luz e alegria que vêm com o Shabat nos inspiram a elevar-nos. Consequentemente, as bênçãos do dia do Shabat nos trazem perdão, bondade e misericórdia Divinas.
[Baseado no livro Lev Shalom, do Rabino Shalom Shvadron (Israel,1912-1997)]
HOJE: Alegremo-nos no Shabat e saibamos que o Todo-Poderoso irá nos proporcionar a oportunidade der crescermos para novas conquistas espirituais.