Translate

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nos Caminhos de Nosso Patriarca

Pirkei Avót -

Ética de Nossos Antepassados

          “Todo aquele que possui as três características seguintes é dos discípulos de nosso patriarca Avraham e o que possui as três características opostas é dos discípulos de Bilam, o perverso.
         Aqueles que têm um olho bom, um espírito humilde e uma alma modesta são dos discípulos de nosso patriarca Avraham. Um olho mau, espírito arrogante e alma ambiciosa, dos discípulos de Bilam, o perverso.
                                                                                                                 Que diferença há entre os discípulos de Avraham e os de Bilam? Os discípulos de nosso patriarca Avraham desfrutam neste mundo e herdam o Mundo Vindouro... mas os discípulos de Bilam, o perverso, herdam o Guehinom e descem ao abismo da destruição... (5:22)”
       
        Um “olho bom” é o atributo de se estar contente com o que se tem, um “espírito humilde” conota humildade e uma “alma modesta” é a característica do autocontrole. Em contraposição, um “olho mau” é a qualidade da ganância, um “espírito arrogante” é o traço da arrogância e uma “alma ambiciosa” é a característica do excesso de indulgências.
        Avraham (Abraão) não apenas possuía estas três dignas características, mas também se tornou perito nelas e as interiorizou, de modo que seu próprio ser se transformou em uma entidade de pura bondade. Estas virtudes tornaram Avraham uma pessoa sagrada e foram a gênese de sua bondade.
        Por outro lado, o profeta Bilam rejeitou a busca por virtudes positivas. Pior ainda, ele procurou ativamente inculcar em si as características negativas da ganância, arrogância e luxúria. A combinação dessas características terríveis - e a intenção de adquiri-las - resultou na perversidade de Bilam.
        A maior inovação na história da humanidade é a inovação de Avraham em relação à bondade e à justiça. Que possamos seguir sob a luz de Abraão de felicidade, humildade e modéstia. Aí galgaremos o caminho da santidade e atos de bondade não se afastarão de nossas mãos.


HOJE: Permitamos que todas nossas interações sejam realizadas com felicidade, modéstia e humildade.
 



                                                  Novo Blogpost: INITIATE PEACE


Arquivo do blog