Pirkei Avót -
Ética de Nossos Antepassados
RabiTarfon costumava dizer: “Se estudar muita Torá, receberá muita recompensa”(2:21).
Umhomem viajando por uma estrada encontrou uma sacola cheia de diamantes. Elerapidamente voltou para casa para olhar melhor o seu achado. Quando abriu asacola, as pedras cintilantes iluminaram a casa. Sua alegria por estes diamantesnão tinha limites, pois ele sabia que estas gemas lhe dariam condições de viveruma vida com luxo e conforto.
OTodo-Poderoso nos abençoou com a preciosa dádiva da fala. Ao falarmos palavrasde Torá, podemos produzir milhares de palavras de Torá por semana. Cada umadelas é uma gema preciosa aos olhos de D'us e nos trará uma recompensa eterna noMundo Vindouro.
Quãomaravilhosa é a dádiva da fala que o Todo-Poderoso nos agraciou! Através doestudo da Torá podemos formar milhares e milhares de pérolas, diamantes eesmeraldas que irão nos iluminar eternamente no MundoVindouro.
Alémdisto, as palavras de Torá também geram frutos neste mundo, como nos ensinou orei Salomão: “A vida e a morte estão na língua, e aqueles que a amam comerão deseus frutos”. Alguém que ‘ama’ a capacidade de falar para falar palavras deTorá, que é a própria essência da vida, irá comer dos frutos de suas ‘preciosasgemas de Torá” neste mundo, bem como no Vindouro.
Quepossamos aproveitar bem esta fantástica dádiva e criar incontáveis diamantes eoutras pedras preciosas através das palavras de Torá queproferirmos.
[Baseado nos comentários doChafêtsChaim,oRabino Israel Meir Kagan(Polônia,1839-1933)]
HOJE:Dediquemos diariamente algum tempo para lermos algum assunto de Torá eiluminemos nossas vidas com as pedras mais preciosas e resplandecentes queexistem.
Nosso site:salantfoundation.org