Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

eMussar - Um Reservatório Interno



À  LUZ  DO  MUSSÁR
     
Com a aproximação de Shavuót traremos edições que possam nos inspirar a crescer espiritualmente com esta importante festividade.
       
        Certa vez, o Rabino Yerucham HaLevi estava visitando Radin, a cidade onde o Hafêts Haim, Rabino Ysrael Meir Kagan (Polônia, 1839-1933), residia. Rabenu Yerucham tinha certo livro raro com ele. O Hafêts Haim, que foi um dos maiores rabinos de sua época, veio ao local onde Rav Yerucham estava hospedado a fim de pedir emprestado o livro. Rav Yerucham, surpreso, perguntou-lhe por que o grande líder espiritual da geração não enviou um mensageiro para pegar o livro. Respondeu o Hafêts Haim: “A Torá não está no céu (Devarim 30:12). E se estivesse, eu seria obrigado a buscá-la!”
        O Hafêts Haim estava transmitindo uma profunda lição: quando Moshe Rabenu (Moisés) ascendeu aos Céus para receber a Torá, ele literalmente retirou-a do reino celestial e a colocou em nossa dimensão terrena. Assim, a Torá - o tesouro celestial mais precioso - tornou-se prontamente disponível para nós. Nós, que vivemos aqui na Terra, temos a mais impressionante das oportunidades. Sendo assim, não devemos buscar a Torá - as sagradas palavras de D'us - com paixão e entusiasmo?
        O Rei Salomão escreveu em seu livro Mishlei (Provérbios 23:5): “Ele nos deu Sua Torá e implantou a eternidade dentro de nós”. O Gaón de Vilna (Lituânia, 1720-1797) explicou que o Todo-Poderoso não só nos deu a Torá, mas ainda implantou a sabedoria da Torá em nossos corações. Antes de sua outorga no Monte Sinai, não tínhamos uma compreensão inata da Torá. Antes do Sinai apenas nossos sagrados Patriarcas, e ninguém mais, tiveram o mérito de receber a sabedoria da Torá.
        Depois do Sinai, entanto, cada judeu ganhou uma fonte e uma reserva interior de sua sabedoria. Hoje vemos por todo o mundo que todo judeu que deseja é capaz de entender a fundo as profundezas da Torá. Este fenômeno foi gerado a partir do dia em que Moshe trouxe a Torá para a Terra das altitudes celestiais.
        Vivemos em uma dimensão em que a Torá está implantada em nossas almas. Que essa consciência de nossa proximidade com a Torá possa nos inspirar a segui-la com entusiasmo e alegria.

[Baseado no livro Daat Torá do Rabino Yerucham Halevi Levovitz - (conhecido como Rav Yerucham de Mir, Lituânia e Polônia,  1874-1936)]
  
HOJE: Visualizemos a luz da Torá enchendo nossas almas com sabedoria.
 Nosso site: salantfoundation.org

Arquivo do blog