Translate

quarta-feira, 30 de maio de 2012

eMussar - O Elixir da Vida




Agádeta do Talmud (*)

       Um vendedor veio ao mercado e anunciou: “Quem quer comprar o elixir da vida?” O Rabino Yanai aproximou-se dele e pediu para ver a mercadoria. O vendedor pegou um livro de Salmos (Tehilim) e mostrou-lhe o versículo (34:13): “Quem é o homem que deseja vida, que ama os dias de ver o bem?”
O versículo seguinte traz a resposta: “É aquele que guarda sua língua do mal e seus lábios de falar coisas falsas e enganosas. Afaste-se do mal e faça o bem, procure a paz e vá atrás dela”.
O Rabino Yanai respondeu: “Toda a minha vida eu li esta passagem, mas não entendi o seu significado até este vendedor explicá-lo (Midrash Vaikrá Raba 16:2)”.
Qual foi a revelação que tanto impressionou o rabino? O vendedor explicou que o versículo “Quem é o homem que deseja a vida” não está se tratando sobre alguém que quer evitar a morte. Na verdade o versículo está revelando a maneira de se estar VERDADEIRAMENTE VIVO(A). Ou seja: “Guarde sua língua do mal, faça o bem, procure a paz e vá atrás dela”.
Há diversos níveis de como se viver neste mundo. Tipicamente, determinamos se uma pessoa está viva ao checarmos se está respirando e seu coração, batendo. Entretanto, a Torá nos revela o caminho para captarmos a essência da vida: praticar bons atos é o fator que nos faz estar verdadeiramente vivos.
Que possamos nos inspirar para viver o nosso dia a dia praticando bons atos. Aí iremos verdadeiramente cintilar com vida!
  
 (*) Agadetas são histórias ou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud


[Baseado no livro Cochvei Or, do Rabino Ytschak Blazer (Rabino-chefe anterior de Petersburgo, capital real do Império Russo (1837-1907)]


HOJE: Faça um bom ato e sinta todo o seu corpo e alma encherem-se de vitalidade.
                                                       

Arquivo do blog