Pirkei Avót -
Ética de Nossos Antepassados
“Rebidisse: ‘Qual o caminho apropriado que a pessoa deve escolher? Aquele que éhonrável para quem o adota e lhe concede honra perante os demais”(2:21).
O focodesta Mishná são as características positivas da pessoa. Nela o Rabino YehudaHanassi (também conhecido comoRebi)nos ensina que a abordagem adequada para se conseguir bons traços de caráter éandar no ‘caminho do meio’. Assim, os extremos do ‘demasiado’ ou ‘pouco demais’devem ser evitados ao se fixar um curso para a melhoria de nossascaracterísticas.
Porexemplo, a pessoa deve definir horários fixos para o estudo da Torá. Ao mesmotempo, deve estar ciente que este estudo não a isenta de realizar atos debondade. É preciso uma mistura balanceada composta tanto do estudo da Torá comoda prática de bons atos. Se uma pessoa apenas estuda Torá e se recusa a ajudaros outros, seu relacionamento tanto com a Torá quanto com a bondade estáfalho.
O‘caminho do meio’ no campo das característicasé honroso para quem oadota,porque produz um coração puro e desperta um novo espírito dentroda pessoa. Em outras palavras, ela enche sua alma com nobreza. O cuidado deaplicar as características adequadas na medida correta revigora o espíritohumano, pois ao conduzir-se de forma harmoniosa a pessoa cria uma harmoniainterior.
E lhetraz honra dos demaisporque o ‘caminho domeio’ a treina a comportar-se agradavelmente com todos. Por exemplo, sobre acaracterística da generosidade, a pessoa não deve ser nem avarenta nemperdulária. Ao contrário, deve valorizar e proteger o seu dinheiro, distribuindocaridade de forma inteligente. Isto envolve pedir conselhos e manter um registroorganizado de suas contribuições. Ao seguir esse plano, terá recursossuficientes para beneficiar as causas que são merecedoras de seu apoio. Destaforma, ela será honrada por pessoas que reconhecem a forma estruturada queorganiza seus negócios a fim de beneficiar os demais.
Esteensinamento auxilia tanto na melhoria da autoestima como em relação ao respeitoaos demais. Que possamos trilhar o ‘caminho do meio’ para que sintamos umasensação interna de dignidade e, também, sejamos engrandecidos aos olhos detodos.
[Baseadono comentário doRabeinuYoná (Espanha, *-1263)sobre o Pirkei Avót]
HOJE:Antesde agir, perguntemo-nos: este é um esforço honesto e trará honra aosdemais?
Nosso site:salantfoundation.org