Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2012

eMussar - A Ajuda Está A Caminho



         
À  LUZ  DO  MUSSÁR

Em tempos antigos, cada família em Israel foi premiada com uma parcela de terra. Essa herança ancestral era sua posse eterna. Assim, mesmo se alguém empobreceu e viu-se obrigado a vender a sua terra, ela voltará a ele (o dono original) no ano do Jubileu.
Além disso, a Torá (Vaikrá 25:25) instruiu os parentes deste vendedor empobrecido a ajudarem-no a resgatar sua terra, recomprando-a do comprador. Se a família estiver em condições de reembolsá-lo, o comprador é obrigado a vender de volta a terra.
O que acontece se um homem não tem parentes para ajudá-lo a recomprar sua terra? Suporíamos que ele deveria esperar até o ano do Jubileu para recebê-la de volta. No entanto, a Torá (Vaikrá 25:26) afirma: “Se a pessoa não tiver nenhum redentor, mas seus meios agora lhe são suficientes e ele tem o suficiente para sua redenção ... então ele pode pagar o comprador ... e retornar à sua herança ancestral (sua terra)”.
Uma pessoa que teve que vender suas terras não precisa se desesperar se não tiver parentes endinheirados para redimi-la. Em algum momento no futuro ele terá os recursos necessários para recuperar a sua propriedade. O Todo-Poderoso irá enviar-lhe os meios para que ele, ele próprio, seja capaz de recomprar sua terra.
Muitas vezes nos sentimos desencorajados porque sentimos não ter certas vantagens que outras pessoas parecem ter. Dizemos a nós mesmos: “Se eu tivesse apenas as conexões que esse sujeito tem...” ou “Se eu tivesse parentes ricos para me ajudar a começar um negócio...”
A verdade é que nunca estamos sozinhos. Temos o mais amoroso Pai – o Mestre de todo o poder e riqueza – que nos ajuda pessoal e individualmente 24 horas por dia. Não importa a situação em que nos encontremos, podemos confiar e rezar para Ele.
Ele irá nos ajudar e nos resgatar através das mais maravilhosas maneiras – a salvação Divina vem tão rápida quanto um piscar de olhos. Da mesma forma que D'us irá auxiliar uma pessoa pobre a conseguir fundos para recomprar sua terra, assim também Ele nos enviará a Sua ajuda. O Todo-Poderoso está bem ao nosso lado e nunca nos abandonará.

[Baseado no livro Chafets Chaim sobre a Torá, Parashat Behar, do Rabino Israel Meir Kagan (Polônia, 1838-1933)]

 HOJE: Oremos com sinceridade: “D'us, o Senhor está perto de mim. Ajude-me, por favor”.    
  


Arquivo do blog