NUTRINDO AS NOSSAS ALMAS
A Torá nos relata que os espiões enviados por Moisés fizeram um relato negativo sobre a Terra de Israel. Eles iniciaram sua narrativa com palavras positivas: “Chegamos à Terra de Israel e, realmente, ela emana leite e mel e seus frutos são grandes e suculentos”, mas depois disseram: “porém, o povo que habita esse local é poderoso, as cidades são bastante fortificadas e vimos também pessoas gigantes”.
Apesar de terem começado com uma descrição favorável, concluíram dizendo que seria um enorme desafio conquistar as nações poderosas que lá habitavam.
A princípio eles não fizeram nada de errado: apenas relataram a verdade com precisão. Eles realisticamente descreveram tanto os pontos positivos como os negativos.
Dois deles, contudo, Yehoshua e Calev, viram as mesmas coisas que os outros dez espiões viram. Porém, enxergaram tudo através das ‘lentes’ de uma inabalável confiança em D'us. Aí eles disseram: “A terra que visitamos é muito, muito boa. Se o Todo-Poderoso quiser, Ele nos trará a esta terra e nos dará ela, uma terra que emana leite e mel”.
Em geral, todas as pessoas enxergam as mesmas coisas e 'coletam' os mesmos dados. A diferença reside na forma como processamos as informações. Se enfatizamos o lado bom ou o ruim, isto apenas reflete a perspectiva pela qual enxergamos a vida.
Que possamos visualizar todos os acontecimentos de nossas vidas através das lentes inabaláveis de confiança no amor, carinho e bondade do Criador. Ele, por sua vez, irá abençoar-nos com alegrias, sucesso e satisfações.
Shabat Shalom a todos!