Translate

terça-feira, 3 de junho de 2014

eMussar - Shavuot - Um Dia de União




NUTRINDO AS NOSSAS ALMAS
       
“Apopulação dos Filhos de Israel será como a areia do mar, que não pode ser medidanem contada (Profeta Oséias 2:1)”

O Talmud(Yoma22b) pergunta: A primeira parte do versículo acima afirma que onúmero de judeus será igual ao número de grãos de areia do mar. Portanto, emboragigantesco, ainda assim será um número finito, como as areias domar.
Por outro lado, asegunda parte afirma que “não poderão ser contados” - sugerindo que o número dosfilhos de Israel será infinito. Parece, então, que o versículo contradiz a sipróprio em relação à quantidade de Klal Israel, se poderão ou não sercontados.
OKtavSofer,RabinoAvraham Biniamin Sofer (Hungria, 1815-1871),ofereceuma resolução perspicaz para esta pergunta. Ele explica que a vastidão e aprofundeza infinitas da Torá torna impossível para um indivíduo poder cumpri-la.Na verdade, o cumprimento integral da Torá requer a participação de todos osmembros do Povo de Israel. Cada alma deve contribuir com sua parcela única deTorá. Somente quando todas as porções da Torá de cada alma judia estiveremunidas é que a Torá se revelará por inteiro.
Com esseensinamento podemos entender que Shavuot não é um concurso para ver quem aprendeo máximo de conhecimento de Torá individualmente. Pelo contrário, é um diasagrado para nós, para nos unirmos e coletivamente absorvermos a sagrada Torá doTodo-Poderoso.

HagSameach a todos!

Arquivo do blog