PIRKEI AVOT
A ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
“Todo aquele que possui as três características seguintes é dos discípulos de nosso patriarca Avraham e o que possui as três características opostas, é dos discípulos de Bilam, o perverso.”
“Aqueles que têm um olho bom, espírito humilde e uma alma modesta são dos discípulos de nosso patriarca Avraham. Um olho mau, espírito arrogante e alma ambiciosa, dos discípulos de Bilam, o perverso” (5:22)
Um ‘olho bom’ é o atributo de se estar sempre contente com as coisas que se possui. Um ‘espírito humilde’ refere-se à característica do autocontrole. Em contraste, um ‘olho mau’ refere-se à característica da avareza e um ‘espírito arrogante’ à arrogância. Já uma ‘alma ambiciosa’ refere-se a entregar-se totalmente aos desejos do corpo.
Avraham não apenas tinha estas três virtudes preciosas, mas era um especialista nelas e as incorporou.
De modo oposto, Bilam rejeitou a meta de adquirir características positivas. Pior ainda, ele ativamente procurou implantar em si as características da arrogância e a ambição desmesurada por riquezas e luxúrias. A combinação destas três terríveis características – somada à intenção de adquiri-las – resultou na perversidade de Bilam.
A maior de todas as novidades na história da humanidade foi a inovação de Avraham em relação à bondade e à integridade. Que possamos interagir com todas as pessoas nos caminhos da alegria, humildade e recato de Avraham.