Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L
e-Mussar
Sabedoria para o Crescimento Pessoal
PIRKEI AVOT
A ÉTICA DE NOSSOS ANTEPASSADOS
Em Memória de Alter Yossef ben Shmuel, Hanne Bruche bat Hazel, Samuele ben Yossef, Samuel ben Avraham, Regina bat Alter, Braindel bat Shmuel Biniamin e Lea bat Michael Z"L |
e-Mussar Sabedoria para o Crescimento Pessoal |
Quanto mais conselhos, mais entendimento (2:8)
Nossos Sábios costumavam dizer: "Peça conselho e siga o seu próprio juízo". Embora esta afirmação pareça contraditória, na verdade ela revela um grande segredo.
A pessoa que é convidada a dar conselhos não avista o panorama por completo porque está visualizando o problema de fora. Já a pessoa que está com a dificuldade sabe dos detalhes – porém, está muito imersa na situação para enxergar as melhores soluções.
A pessoa procurando uma solução carece de objetividade para resolver seus problemas e o conselheiro, embora veja o problema objetivamente, não conhece os detalhes que o envolvem.
Ao ouvirmos conselhos de várias pessoas, obtemos conhecimentos a partir da perspectiva de cada um. É como se cada um tivesse um pedaço do quebra-cabeça.
A combinação das opiniões de cada pessoa irá lançar luz para uma solução. Ao consideramos suas opiniões através dos olhos de nossa íntima compreensão da situação, teremos a capacidade de tomar uma decisão firme e sólida para resolver satisfatoriamente o desafio que nos apareceu!
Baseado no livro Ruach HaChaim, do Rabino Haim de Volozin (Lituânia, 1749-1821)
Para parar de receber o e-Mussar:
mande para (to): emussar@terra.com.br
assunto (subject): PARAR