Translate

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

eMussar - Conseguindo a Grande Recompensa

Pirkei Avót – Ética de NossosAntepassados
“BenHê Hê disse: ‘Conforme o esforço aplicado, assim será a recompensa’.(5:26)"

NossosSábios nos contam que a geração que recebeu a Torá no Monte Sinai há 3.321 anosatingiu o mais alto nível de santidade. Já a espiritualidade de cada sucessivageração diminui um pouco por estarem se distanciando da grande luz que foirevelada no Monte Sinai. Ainda assim, a revelação Divina que ocorrerá durante aera messiânica superará e ultrapassará a do Monte Sinai, elevando novamente todaa nação com pureza e santidade.
Àluz disto, uma profunda questão se desperta: o prazer eterno que D'usproporcionará às pessoas no Mundo Vindouro (Gan Éden) é proporcional aosnossos atos. Porém, o nível de Torá, bons atos e pureza das característicasespirituais das gerações passadas ultrapassa, e de longe, o nosso nível. Parece,então, que a recompensa que receberemos no Mundo Vindouro será muito menor doque a que receberam as pessoas justas e íntegras que nosantecederam.
Aresposta é: nossos atos são quantitativamente inferiores aos das geraçõesanteriores não por causa de uma deficiência intrínseca, mas porque somosatormentados por muitos impedimentos espirituais. Embora estejamos num degraumais baixo da escada espiritual em relação aos nossos antepassados, ainda assimnossa dedicação ao crescimento espiritual pode ser tão grande quanto adeles.
Éisto o que o Rabino Ben Hê Hê veio nos ensinar: “Conformeo esforço aplicado será a recompensa”.Sim, há uma diferença enorme entre nossos sagrados Patriarcas e nós. Mesmoassim, o Todo-Poderoso, em Sua enorme compaixão, não nos julga de acordo comnossas realizações, mas de acordo com nossa devoção.
D'usleva em consideração o contexto de nossas vidas e calcula nossa recompensa demodo correspondente. Ele contabiliza todas as dificuldades que ocorrem ao nossoarredor e que interferem com nosso desejo de seguir nos caminhos da Torá.Portanto, uma pessoa que viveu nas últimas gerações, bem como nós – que sabemosmuito menos que nossos Sábios de séculos atrás – temos as mesmas oportunidadesde conseguir recompensas que nossos sagrados antepassados.
Quepossamos nos encorajar com asmitsvótque praticamos, sabendo que oCriador as valoriza como se estivessem sendo cumpridas pelos maiores de nossosSábios!

[Baseadonos comentários doHida,RabinoHaim Yossef David Azulai (Israel e Itália, 1724-1806)sobreo Pirkei Avót]

HOJE:Ao cumprirmos umamitsvá, lembremo-nos que D'us valoriza nossos esforçoscomo se estivéssemos cumprindo a maior dasmitsvót.
                                                                                                                         eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
                                                                                          Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation
                                                  Yeshivá Or Torah | (11) 3824-9547 / 3668-6604 yeshiva.or.torah@hotmail.com | S. Paulo| Brasil
                                                                      The Salant Foundation |salantorg@gmail.com| FL | Estados Unidos

Arquivo do blog