“Hilel dizia: ‘Não diga: Vou revelar informações particulares para um amigo porque ninguém jamais saberá o que eu disse – pois acabarão sabendo'" (2:5).
A qualidade de nossos relacionamentos interpessoais reside fundamentalmente na natureza de nossas conversas. Se falarmos de modo agradável e positivo, nossas vidas se encherão com muitos bons amigos. Por outro lado, se falarmos desfavoravelmente sobre os demais, isto resultará em destruição.
Frequentemente ficamos sabendo de informações particulares sobre outras pessoas que elas provavelmente não gostariam que outros soubessem. Com o passar do tempo, podemos ficar tentados a passar estas informações à frente, mesmo que o sujeito não deu permissão para compartilhá-las com ninguém. Nós racionalizamos: "Posso contar isto porque ela nunca descobrirá que contei a alguém".
A passagem acima nos fornece uma regra inestimável: não digamos: "Vou revelar informações particulares e ninguém jamais saberá o que eu disse – pois no final acabarão sabendo". Em outras palavras: qualquer informação pessoal sobre outros que divulgarmos, com o tempo se tornará conhecida pelo sujeito.
Isto é: invariavelmente, o sujeito descobrirá que traímos sua confiança. Quando isto acontecer, ele irá nos confrontar. Por exemplo, ele poderá dizer: "Por que você contou a ele sobre meus problemas conjugais?"
Nesse momento ficaremos envergonhados e desejaremos nunca ter falado sobre nosso amigo. Pior ainda, nosso relacionamento com este indivíduo ficou danificado e possivelmente nunca mais poderá ser reparado.
Esta perspectiva da Torá nos provê com uma preciosa orientação em relação a estabelecermos relacionamentos saudáveis e duradouros. Que possamos ter a discrição de guardar as informações pessoais de nossos amigos, o que nos poupará de muitos problemas. Mais anda: preservaremos nossos relacionamentos e viveremos em paz, com respeito e amizade.
HOJE: Esquivemo-nos de revelar quaisquer informações sobre outra pessoa a menos que ela nos tenha dado permissão explicitamente.
[Baseado no comentário do Rabino Chaim Yossef David Azulay (Chidá)(Israel, 1724-1807) sobre o Pirkei Avót]
eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation