O Talmud de Jerusalém (Taanit1:4) relata que durante um período de seca que ocorria em Israel, o Rabino Abahuteve um sonho em que o Todo-Poderoso lhe dizia que iria chover em mérito daspreces de um indivíduo chamado Pentakaka. Rabi Abahu, que não conhecia estesujeito, pediu para que o chamassem. Quando o senhor Pentakaka chegou, RabiAbahu perguntou-lhe: “Que tipo de pessoa é você?”
Pentakaka falou ao rabino que ele cometia cinco pecados todos os dias.“Você tem algum bom ato em seu crédito?”, perguntou Rabi Abahu. O homem pensouum pouco e respondeu: “Certa vez uma mulher veio a mim e disse que precisava dedinheiro para pagar a fiança de seu marido que estava na prisão. Ela estava tãodesesperada que estava disposta a sair com qualquer um que lhe arrumasse osfundos para salvar seu marido. Eu fiquei com dó dela, vendi minha cama e dei-lheo dinheiro para que pudesse resgatar seu marido”.
Esteincidente é contrário à lógica. Claramente o ato de bondade de vender uma desuas poucas posses para salvar uma mulher de ter de se rebaixar é algoimpressionante e meritório. Por outro lado, Pentakaka cometia cincotransgressões espirituais diariamente. Por que ele foi merecedor de que D'usaceitasse suas preces?
OCriador viu que Pentakaka possuía um coração verdadeiramente misericordioso. Seumagnífico ato de empatia e piedade subiu até os Céus e despertou a compaixãoDivina. O Todo-Poderoso aceitou suas preces porque provinham de um coração bom,misericordioso e benevolente.
Nossos Sábios ensinaram: “O principal na Torá são os atos, não o estudo”.Pentakaka era um exemplo perfeito de sensibilidade, bondade e compaixão, que sãoa própria essência da Torá.
Quepossamos preencher nossos corações com misericórdia pelo próximo. Por Seu lado,o Todo-Poderoso atenderá nossas preces e enviará Suas bênçãos, salvação e paz aoPovo de Israel!
[Baseadono livroDaat Torá, do Rabino Chaim Walkin Shelita (Jerusalém,Israel)]
(*)Agadetas são históriasou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud
HOJE:Permitamos que a bondade da misericórdia preencha nossos corações e demonstremossimpatia e compaixão para com nossos familiares, amigos e sócios!
eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation