Translate

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

eMussar - Alegria, Unidade e Redenção

Agadeta(*)do Talmud
-----------------------------------

"RabiYtschak bar Nachum disse:" Quem alegra a noiva e o noivo em seu casamento, oTodo-Poderoso recompensa esta pessoa com o mérito como se ele tivessereconstruído uma das ruínas de Jerusalém. "


NossosSábios ensinaram(Yomá 9b):"Durante o período do Segundo Templo aspessoas daquela geração estavam envolvidas com o estudo de Torá, o cumprimentodas mitsvót e com atos de bondade. Se era assim, por que o Templo Sagrado deJerusalém foi destruído? Ele foi destruído por causa do ódio infundado queprevalecia durante aqueles tempos".
Oaxioma fundamental da Torá é: "Ame o próximo como a si mesmo". Na verdade, oTodo-Poderoso criou os céus e a terra com a condição de que os seres humanosamassem uns aos outros. Nosso cumprimento deste mandamento – de amar todas aspessoas – cria a atmosfera apropriada na qual o Todo-Poderoso deseja habitarentre nós.
Oódio infundado, o oposto deste grande princípio, foi o pecado que causou adestruição do Templo Sagrado.Portanto, a retificação deste pecado é o amor sem visar nada em troca, ou seja:o retorno ao axioma de “Ame o próximo como a si mesmo".
Duranteum casamento, muitas pessoas diferentes se reúnem para celebrar com a noiva e onoivo. Muitas delas têm poucas razões para associar-se com os demais. A razãopara essa falta de amizade varia de simplesmente não se conhecerem até realmentese conhecerem – e não gostarem uns dos outros.
Noentanto, num casamento, todas as pessoas deixam de lado suas diferenças e dançamem conjunto para coletivamente trazerem alegria ao novo casal. Este grande atode amor desinteressado, preocupação e unidade é a cura para o ódio infundado.Aqueles que participam da festa de casamento e alegram a noiva e o noivoretificam o pecado do ódio infundado. Por conseguinte, o Todo-Poderoso osrecompensa como se tivessem restaurado uma das ruínas de Jerusalém.
Possao Todo-Poderoso revelar Sua esplendorosa Presença Divina sobre nós. Nessemomento, a união e o amor preencherão os corações de toda a humanidade evivenciaremos a reconstrução do Templo Sagrado de Jerusalém, em breve e emnossos dias.

[Baseadono Talmud Berachót 6b]


(*)Agadetas são históriasou parábolas trazidas pelos Sábios do Talmud

HOJE:Façaum esforço sincero de ser amigo de alguém que está distanciado devocê!

                                                                          eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
                                                      Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation
                      Yeshivá Or Torah | (11) 3824-9547 / 3668-6604 yeshiva.or.torah@hotmail.com | S. Paulo| Brasil
                                           The Salant Foundation |salantorg@gmail.com| FL | Estados Unidos

Arquivo do blog