Conformeo Povo Judeu viajava pelo deserto em seu caminho para a Terra de Israel,chegaram à fronteira do Reino de Edom, que eram descendentes de Essav, o irmãode Jacob. Moshe pediu aos líderes de Edom permissão para o Povo de Israel passarpor seu território, pois era o caminho mais direto e curto para entrarem emIsrael. Moshe explicou-lhes também que o povo "não iria passar por campos ouvinhedos", ou seja: que iriam contornar as áreas residenciais, de modo que suapassagem não causasse nenhum dano.
Oslíderes de Edom recusaram o pedido de Moshe e tropas se postaram nas fronteiras.Israel poderia ter facilmente derrotado Edom, assim como havia derrotado osreinos mais poderosos de Og e Sichon. No entanto, Moshe decidiu-se pela retiradae tomou uma rota muito maior, contornando Edom.
Qualo motivo da decisão de Moshe? Por que ele achou que era mais importante acatar avontade de Edom e levar milhões de pessoas por uma rota mais longa eperigosa?
Alémdisso, havia várias razões para Moshe atravessar via Edom. Em primeiro lugar,Moshe tinha permissão do Todo-Poderoso para levar o Povo de Israel através deEdom. Em segundo, Edom recusou-se mesmo tendo ouvido sobre os grandes milagresque o Todo-Poderoso havia realizado para Israel. Por último, sua teimosa recusae sua resposta agressiva revelavam que eram abertamente hostis ao povo deIsrael.
Aresposta é que, uma vez que o Reino de Edom era composto por descendentes deEssav, o irmão de nosso Patriarca Jacob,eles eram parte da "família" do PovoJudeu. Sendo assim, Moshe decidiu que a paz na família deveria ser preservadasob quaisquer circunstâncias.
Asrelações familiares são uma dádiva especial do Criador. Portanto, devemos nosesforçar para preservar e proteger o nosso relacionamento familiar o máximopossível. Como resultado, o Todo-Poderoso nos abençoará com a paz, que é oelemento supremo para uma boa qualidade de vida.
HOJE:Esforcemo-nospara fazer – e manter – as pazes com todos os membros de nossas famílias.
eMussar" Copyright © 2010 por Rabino Zvi Miller e Salant Foundation
Um projeto conjunto da Yeshivá Or Torah e The Salant Foundation